Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70222
Type: Artigo de Periódico
Title: Avaliação para as aprendizagens em ações de extensão universitária: um estudo exploratório
Other Titles: Assessment for learning in university extension actions: an exploratory study.
Authors: Marcus Paulo de Resende Pereira
Raphael Magalhães Silva
Luísa Lopes Duarte
Paloma Eduarda Souza
Thais Caroline Farias Teixeira Arruda
Iasmin Fonseca Tolentino Mascarenhas
Érika Talita Silva
Walison Arthuso Vasconcellos
Maria Inês Barreiros Senna
Abstract: O objetivo deste trabalho foi identificar os processos de acompanhamento/orientação e de avaliação dos estudantes em programas/projetos de Extensão. Foi realizado estudo qualitativo exploratório dos registros do Sistema de Informação da Extensão (SIEX). Leitura exaustiva dos campos “plano de acompanhamento e orientação e processo de avaliação dos estudantes” seguida de categorização conforme princípios da avaliação formativa e da Política Nacional de Extensão Universitária (PNEU). Foram analisados 08 projetos/programas de Extensão ativos. O meio de orientação e acompanhamento mais citado foi o encontro regular com os estudantes, A autoavaliação foi observada em metade das atividades. Elaboração de relatórios, discussão de casos clínicos, seminários e grupos de discussão foram os instrumentos de avaliação mais citados. Não foi observada a avaliação por pares. Resultados indicam que o processo de avaliação dos estudantes é heterogêneo e que apresenta elementos condizentes com os princípios da avaliação formativa e das diretrizes da PNEU. Entretanto, revelou-se quea qualidade da proposta pedagógica das atividades de Extensão pode ser aprimorada.
Abstract: The objective of this work was to identify the processes of follow-up/guidance and evaluation of students in Extension programs/projects. A qualitative exploratory study of the records of the Extension Information System (SIEX) was carried out. Exhaustive reading of the fields “fellow-up and guidance plan and student assessment process” followed by categorization according to the principles of formative assessment and the National Policy for University Extension (PNEU). Eight active Extension projects/programs were analyzed. The most cited means of guidance and monitoring was the regular meeting with students. Self-assessment was observed in half of the activities. Preparation of reports, discussion of clinical cases, seminars and discussion groupswere the most cited assessment tools. Peer view was not observed. Results indicate that student assessment process is heterogeneous and presents elements consistent with the principles of formative assessment and the PNEU guidelines. However, it was revealed that the qualityof the pedagogical proposal of the Extension activities can be improved.
Subject: Extensão Universitária
Estudantes
Ensino Superior
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.33871/26747170.2022.4.1.4493
URI: http://hdl.handle.net/1843/70222
Issue Date: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/raei/article/view/4493
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação
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