Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/70239
Type: | Tese |
Title: | Projetos integradores: experiência de ensino-aprendizagem em arte no novo ensino médio na Escola Estadual Professor Pedro Aleixo |
Authors: | Samara Vilaça Xavier |
First Advisor: | Mariana de Lima e Muniz |
First Co-advisor: | Maurilio Andrade Rocha |
First Referee: | Lucia Gouvea Pimentel |
Second Referee: | Reginaldo dos Santos |
Third Referee: | Brenno Jadvas Soares Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee4: | Gabriela Cordova Christofaro |
Abstract: | Esta tese trata da implementação dos Projetos Integradores como uma das ações do Novo Ensino Médio, e teve como local de pesquisa a Escola Estadual Professor Pedro Aleixo, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Para tanto, foi utilizada a coleção didática #NOVO ENSINO MÉDIO, aprovada no edital PNLD 2021, e escolhida pelos/as docentes da escola entre as propostas de Projetos Integradores da área de Linguagens e suas Tecnologias. O Projeto Integrador 4 - Mediação de Conflitos – foi escolhido como inaugural, e como ponto de partida para a investigação em pauta de como promover a cultura de paz, mobilizando docentes, estudantes e conhecimentos em Arte, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Educação Física. Essas habilidades referem-se tanto a conteúdos programáticos, conforme as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como aos aspectos socioemocionais que decorrem da interação e da vivência compartilhada no ambiente escolar. A tese é estruturada a partir de revisão bibliográfica, da prática de Projeto-Integrador fundamentada em Aprendizagem Baseada em Projeto em uma turma de 1º ano do Novo Ensino Médio, totalizando 25 estudantes na faixa etária de 15 anos e com a duração de 3 meses. O acompanhamento do processo, a análise dos resultados foi realizada a partir da revisão bibliográfica e dos registros por meio de observação, fotografias, entrevistas estruturadas, desenhos, áudios e vídeos. O objetivo foi construir pontes de ensino e aprendizagem, estabelecer conexões e diálogos entre os componentes da área de Linguagens e suas Tecnologias utilizando como suporte o livro didático de Projetos Integradores, criar um plano de convivência e promover a cultura de paz no ambiente escolar. |
Abstract: | This thesis deals with the implementation of Integrative Projects as one of the actions of the New High School, and the research site was the Professor Pedro Aleixo State School, in the city of Belo Horizonte, in Minas Gerais. To this end, the teaching collection #NOVO HIGH EDUCATION was used, approved in the PNLD 2021 notice, and chosen by the school's teachers among the proposals for Integrative Projects in the area of Languages and their Technologies. Integrative Project 4 - Conflict Mediation - was chosen as the inaugural project, and as a starting point for the ongoing investigation into how to promote a culture of peace, mobilizing teachers, students and knowledge in Art, Portuguese Language, English Language and Physical Education. These skills refer to both syllabus content, according to the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), and socio-emotional aspects that arise from interaction and shared experience in the school environment. The thesis is structured based on a bibliographical review, on the practice of Project-Integrator based on Project-Based Learning in a 1st year class of New High School, totaling 25 students aged 15 years and lasting 3 months. Monitoring the process and analyzing the results was carried out based on a bibliographical review and records through observation, photographs, structured interviews, drawings, audios and videos. The objective was to build teaching and learning bridges, establish connections and dialogues between the components of the Languages area and its Technologies using the Integrative Projects textbook as support, create a coexistence plan and promote a culture of peace in the school environment. |
Subject: | Arte e educação Arte e sociedade Arte - Estudo e ensino Cultura Adolescentes e paz Prática de ensino Método de projeto no ensino Estratégias de aprendizagem |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Rights: | Acesso Restrito |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/70239 |
Issue Date: | 23-Feb-2024 |
metadata.dc.description.embargo: | 23-Feb-2026 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ultima versão tese rep para envio pdfA 9.6.pdf ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2026-02-23 | 8.08 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
This item is licensed under a Creative Commons License