Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70254
Type: Dissertação
Title: Ensino de teatro: cultivar a cultura de paz e desenvolver as habilidades sociais
Authors: Júlia de Castro Oliveira
First Advisor: Ricardo Carvalho de Figueiredo
First Referee: Paulina Maria Caon
Second Referee: Neide das Graças de Souza Bortolini
Abstract: Esta dissertação aborda a relação entre o ensino do teatro e o desenvolvimento de habilidades sociais (HS), bem como a promoção da cultura de paz em uma turma de 5º ano denominada "5º ano Justiça" na Escola Municipal Laura Queiroz, localizada em Itabirito, Minas Gerais, Brasil. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e emprega a metodologia de pesquisa-ação, incluindo uma experiência de campo de três meses na escola e entrevistas narrativas com participantes-chave. Estruturada em cinco capítulos, cada um guiado por uma emoção específica, a dissertação explora a interseção entre a escola, a cultura de paz e as HS, destacando as experiências vivenciadas nas aulas de teatro do Justiça. Os resultados revelam uma interconexão significativa entre essas áreas, evidenciando que, por meio do teatro, é possível cultivar uma escola caracterizada pela paz, indivíduos socialmente hábeis e relações interpessoais mais saudáveis.
Abstract: Esta tesis aborda la relación entre la enseñanza del teatro y el desarrollo de habilidades sociales (HS), así como la promoción de la cultura de paz en una clase de quinto grado denominada "5º año Justicia" en la Escuela Municipal Laura Queiroz, ubicada en Itabirito, Minas Gerais, Brasil. La investigación adopta un enfoque cualitativo y emplea la metodología de investigación-acción, que incluye una experiencia de campo de tres meses en la escuela y entrevistas narrativas con participantes clave. Estructurada en cinco capítulos, cada uno guiado por una emoción específica, la tesis explora la intersección entre la escuela, la cultura de paz y las HS, destacando las experiencias vividas en las clases de teatro del Justicia. Los resultados revelan una interconexión significativa entre estas áreas, evidenciando que, a través del teatro, es posible cultivar una escuela caracterizada por la paz, individuos socialmente hábiles y relaciones interpersonales más saludables.
Subject: Teatro - Estudo e ensino
Arte e educação
Arte e sociedade
Cultura
Adolescentes e paz
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/70254
Issue Date: 8-Mar-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Júlia Castro - Versão Final.pdf3.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.