Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/70303
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formação e atuação profissional: egressos do curso de lazer e turismo - USP
Título(s) alternativo(s): Training and professional performance: leaves from the leisure and tourism course - USP
Autor(es): Carla Augusta Nogueira Lima e Santos
Hélder Ferreira Isayama
Resumo: Objetivo: Identificar a inserção dos egressos do curso Lazer e Turismo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, no mercado de trabalho, reconhecendo os setores de atuação aos quais estão vinculados e as funções que desenvolvem. Metodologia: A estratégia escolhida para a coleta de dados combinou as pesquisas bibliográfica, documental (projeto pedagógico do curso e site da instituição) e de campo. A pesquisa de campo foi realizada com 73 egressos, mediante aplicação de questionário online. Originalidade/relevância: Ter conhecimento da inserção dos egressos no mercado de trabalho, bem como dos setores em que atuam e das funções que desenvolvem é uma forma de compreender a identidade dos profissionais do lazer. Principais resultados: Foi possível identificar que: 52,1% dos ex alunos não estão atuando na área em que se formaram. Aqueles que estão atuando no campo do lazer (47,9%) trabalham no setor privado (81,6%) e possuem vínculo trabalhista no regime da CLT (54,1%). Os egressos pesquisados atuam em diferentes locais e assumem funções de elaboração, execução e coordenação de vivências de lazer e turismo, além do trabalho com consultoria e gestão de empresas. Contribuições teóricas metodológicas: Consideramos que as pesquisas com egressos são uma forma de retratar a dinâmica do mercado de trabalho, bem como avaliar os processos formativos ofertados.
Abstract: Objective: To identify the insertion in the job market of graduates of the “Leisure and Tourism” program, from the School of Arts, Sciences and Humanities at USP, recognizing the sectors of activity to which they are linked and the functions they perform. Methodology: The strategy chosen for data collection included bibliographic and documental research (study of the pedagogical project of the course and the institution's website) and field research. The field research was carried out with 73 graduates through an online questionnaire. Originality/relevance: To have knowledge of the insertion of the graduates in the job market, as well as of the sectors in which they operate and the functions they perfomr is a way of understanding the identity of leisure professionals.Mainresults:It was possible to identify that: 52.1% of former students are not working in the area in which they graduated. Those who are working in the leisure field (47.9%) work in the private sector (81.6%) and are employed under the CLT regime (54.1%). The surveyed graduates work in different locations and have the functions of elaborating, executing and coordinating leisure and tourism experiences, in addition to working as consultancy and business management. Theoretical methodological contributions: We consider that research with graduates is a way of portraying the dynamics of the labor market, as well as it is a way of evaluating the training processes offered.
Assunto: Lazer
Turismo
Formação profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.5585/podium.v9i3.14684
URI: http://hdl.handle.net/1843/70303
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.uninove.br/podium/article/view/14684/pdf
metadata.dc.relation.ispartof: PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review
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