Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/70389
Tipo: Tese
Título: Cabaré da Rrrrraça: processo de criação de recursos estéticos na abordagem do racismo/antirracismo
Título(s) alternativo(s): Cabaré da Rrrrraça: process of creating aesthetic resources in the approach to racism/anti-racism
Autor(es): Gildete Paulo Rocha
primer Tutor: Maria Beatriz Braga Mendonça
primer miembro del tribunal : Marcos Antônio Alexandre
Segundo miembro del tribunal: Cecília Almeida Salles
Tercer miembro del tribunal: Régia Mabel da Silva Freitas
Cuarto miembro del tribunal: Joice Aglae Brondani
Resumen: O presente estudo cujo tema é o espetáculo Cabaré da Rrrrraça, do Bando de Teatro Olodum, tem como propósito o palmilhar do seu processo criativo, evidenciando o recurso estético do riso ao ressaltar sua funcionalidade na abordagem do racismo/antirracismo. Para tanto, as reflexões desencadeadas tiveram, conjuntamente, como recursos norteadores, a citar: A. os “rastros” do processo gerativo, via imersão nos relatos/depoimentos (entrevista) de seus sujeitos criadores. Para esse fim, foi elaborada uma variante de entrevista narrativa fundamentada na ideia de encruzilhamento – em uma dimensão relacional espaço-tempo mediada pela corporeidade dos entrevistados em um movimento espiralar eco do protagonismo de Exu – enquanto sabedoria ancestral (espaço de ação do presente permeado de sentido do passado), possibilitando a presentificação/atualização das experiências vivenciadas durante os ensaios do processo criativo – a qual foi denominada: entrevista criativa em processos de criação artística. B. um tatear de leitura interpretativa-crítica sob o ângulo do encruzilhamento enquanto filosofia e modus operandi no intento de percorrer as redes de criação em busca de explicações para o processo – este, centrado na improvisação que acolhe as marcas de espontaneidade e ritualidade. E tem como elemento catalisador na interação com o contexto micro e macro o jogo “pergunta/resposta”. Assim, o estudo adotou uma dinâmica de tessitura de raciocínio sob a qual o espetáculo foi concebido como uma Poética de encruzilhamento que se materializa no corpo dos seus atuantes, melhor dizendo, no espaço-tempo-corpo-riso-corporeidade negra. Sendo o riso uma ação desse encruzilhamento, que tais corpos negros incorporam em cena, numa atuação cênica e ritualística. Logo, temos um frente a frente do riso colonial (racismo) e o riso decolonial (antirracismo), materializando o enfrentamento à colonialidade do corpo, ser, saber introjetada à corporeidade negra pelas representações ideológicas colonizadoras em seus atravessamentos e camadas. Mediante o acima exposto, a “pergunta” usada pelo diretor pode ser lida como um agir decolonial – ao considerar que a pergunta “você é negro?”, “o que é ser negro?” traz, implicitamente, a noção do tripé: colonialidade/raça/racismo, sendo um contraponto ao eurocentrismo. Bem como, uma prática afrocentrada em razão dos atuantes falarem por si, e, assim, o foco ser suas subjetividades (corporeidade) propiciando o jorrar de uma memória ancestral afrodiaspórica assim como sua atualização. De modo que, o riso, humor, aqui, é entendido como “Outro” se opondo ao riso racista ao se vincular a ele, ao tempo que configura a atuação cênica um caráter ritualístico abrindo caminhos outros. Por seu caráter transdisciplinar, ao lado dos relatos (entrevistas) foram basilares as contribuições de pensadores oriundos dos campos: Artes Cênicas (Wole Soyinka, Sandra Chacra, Viola Spolin, Silvia Fernandes); Processos de criação artística (Cecilia Almeida Salles); Teatro Negro (Abdias Nascimento, Wole Soyinka, Oyin Ogunba, Bakary Traoré); Sociologia (Edgar Morin); Teoria social crítica do pensamento feminista negro (Patrícia Hill Collins); Teoria da Afrocentricidade (Molefi Kate Asante, Leda Maria Martins, Luiz Rufino; Filosofia afrodescendente Eduardo Oliveira); Decolonialidade (Aníbal Quijano, bell hooks, Frantz Fanon, Grada Kilomba, Lélia Gonzalez, Kimberlé Crenshaw, Walter Mignolo); Criatividade (Steven Johnson); Fenomenologia (Maurice Merleau-Ponty, Alfred Schütze).
Abstract: The purpose of this study, whose theme is the scenic event Cabaré da Rrrrraça, by Bando de Teatro Olodum, is to explore its creative process, highlighting the aesthetic resource of laughter by highlighting its functionality in the approach to racism/anti-racism. To this end, the reflections triggered had, together, as guiding resources, the following: A. the “traces' ' of the generative process, via immersion in the reports/testimonies (interviews) of its creative subjects. To this end, a variant of narrative interview was developed based on the idea of crossroads – in a space-time relational dimension mediated by the corporeality of the interviewees in a spiral movement echoing Exu's protagonism – as ancestral wisdom (space of action in the present permeated with sense of the past), enabling the presentification/updating of experiences lived during the creative process rehearsals – which was called: creative interview in artistic creation processes. B. a groping of interpretative-critical reading from the angle of crossroads as philosophy and modus operandi in the attempt to traverse the creation networks in search of explanations for the process – this one, centered on improvisation that embraces the marks of spontaneity and rituality. And its catalyst element in interaction with the micro and macro context is the “question/answer” game. Thus, the study adopted a dynamic reasoning structure under which the scenic event was conceived as a Poetics of crossroads that materializes in the body of its actors, in other words, in the space-time-body-laughter-black corporeity. Laughability – laughter, comedy, irony, humor – is an action of this crossroads, which such black bodies incorporate into the scene, in a scenic and ritualistic performance. Therefore, we have a face to face between colonial laughter (racism) and decolonial laughter (anti-racism), materializing the confrontation with the coloniality of the body, being, knowledge introjected into black corporeality by the colonizing ideological representations in their crossings and layers. Based on the above, the “question” used by the director can be read as a decolonial act – when considering that the question “are you black?”, “what does it mean to be black?” The notion of the tripod is implicit: coloniality/race/racism, being a counterpoint to Eurocentrism. As well as, an Afro-centered practice because the actors speak for themselves, and, thus, the focus is on their subjectivities (corporeality), providing the flow of an Afro-diasporic ancestral memory as well as its updating. So, laughter, humor, here, is understood as “Other”, opposing racist laughter by being linked to it, at the same time configuring the scenic performance with a ritualistic character, opening other paths. Due to its transdisciplinary character, alongside the reports (interviews), the contributions of thinkers from the fields of: Performing Arts (Wole Soyinka, Sandra Chacra, Spolin Viola, Silvia Fernandes); Processes of artistic creation (Cecilia Almeida Salles); Black Theater (Abdias Nascimento, Wole Soyinka, Oyin Ogunba, Bakary Traoré); Sociology (Edgar Morin); Critical social theory of black feminist thought (Patricia Hill Collins); Theory of Afrocentricity (Molefi Kete Asante, Leda Maria Martins, Luiz Rufino); Afro-descendant philosophy (Eduardo Oliveira); Decoloniality (Aníbal Quijano, bell hooks, Frantz Fanon, Grada Kilomba, Lélia Gonzalez, Kimberlé Crenshaw, Walter Mignolo); creativity (Steven Johnson); Phenomenology (Maurice Merleau-Ponty, Alfred Schütze).
Asunto: Representação teatral
Improvisação (Representação teatral)
Racismo
Riso
Negros nas artes cênicas
Criação (Literária, artística, etc.)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/70389
Fecha del documento: 15-mar-2024
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Cabaré da Rrrrraça processo de criação de recursos estéticos na abordagem do racismoantirracismo.pdf18.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons