Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/70392
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maurilio Andrade Rocha | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0271583492196162 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ernani de Castro Maletta | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Heloisa Faria Braga Feichas | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Geraldo Freire Loyola | pt_BR |
dc.creator | Paulo Junior de Sá | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8936306810026677 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-12T11:42:37Z | - |
dc.date.available | 2024-07-12T11:42:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/70392 | - |
dc.description.abstract | The research considered here presents a pedagogical proposal for the Professional Training Course in Guitar at the State Music Conservatories in Minas Gerais, and has been applied at the Haidée França Americano State Music Conservatory in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais. With this proposal, aligned with the teaching plan of this conservatory for the training of guitar technicians, and taking into account the growing job offer for students who graduate from technical courses at this institution, the researcher seeks to present students and teachers of the Professional Training in Guitar at the Minas Gerais State Conservatories a study plan based on five pillars that will guide the entire course, from entry to the student's graduation recital. The pillars addressed in the proposal are: repertoire, technique, sound, creativity and practical application on the instrument. The central axis of the proposal is the repertoire, as it is this that provides the fertile field for the development of the other pillars of the proposal for the training of guitar technicians. The researcher aims to share the functioning of the guitar technical course at the aforementioned Conservatory and the experiences already experienced over the years of his work, where the methodology based on the five pillars has been developed and improved through daily teaching practice in the classroom classes, combined with constant research referenced on great music masters both in the area of the guitar and other musical instruments. | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa aqui considerada apresenta uma proposta pedagógica para o Curso de Formação Profissional em Violão nos Conservatórios Estaduais de Música em Minas Gerais, e que tem sido aplicada no Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com essa proposta, alinhada ao plano de ensino desse conservatório para a formação do técnico em Violão, e tendo em vista a crescente oferta de trabalho ao aluno que se forma nos cursos técnicos dessa instituição, o pesquisador busca apresentar a alunos e professores dos Cursos de Formação Profissional em Violão dos Conservatórios do Estado de Minas Gerais um plano de estudos baseados em cinco pilares que nortearão todo o curso, desde o ingresso ao recital de formatura do aluno. Os pilares abordados na proposta são: o repertório, a técnica, a sonoridade, a criatividade e a aplicação prática no instrumento. O eixo central da proposta é o repertório, pois é ele que fornece o campo fértil para o desenvolvimento dos outros pilares da proposta para a formação do técnico em violão. O pesquisador traz consigo o objetivo de compartilhar o funcionamento do curso técnico de violão no referido Conservatório e as experiências já vivenciadas ao longo dos anos de seu trabalho, onde a metodologia baseada nos cinco pilares vem sendo desenvolvida e aprimorada através da prática docente diária em sala de aula, aliada às constantes pesquisas referenciadas em grandes mestres da música tanto da área do Violão como de outros instrumentos musicais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation | Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conservatório | pt_BR |
dc.subject | Curso de formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Violão | pt_BR |
dc.subject | Proposta pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Repertório | pt_BR |
dc.subject | Técnica | pt_BR |
dc.subject | Sonoridade | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Aplicação prática no instrumento | pt_BR |
dc.subject.other | Conservatório Estadual de Música Haidée Franca Americano | pt_BR |
dc.subject.other | Violão - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas de música - Minas Gerais | pt_BR |
dc.title | A formação profissionalizante em violão: uma proposta para os conservatórios do Estado de Minas Gerais que abrange o curso de formação profissional e o recital de formatura | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ÚLTIMA VERSÃO - PAULO JUNIOR.pdf | 3.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.