Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70392
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maurilio Andrade Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0271583492196162pt_BR
dc.contributor.referee1Ernani de Castro Malettapt_BR
dc.contributor.referee2Heloisa Faria Braga Feichaspt_BR
dc.contributor.referee3Geraldo Freire Loyolapt_BR
dc.creatorPaulo Junior de Sápt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8936306810026677pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-12T11:42:37Z-
dc.date.available2024-07-12T11:42:37Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/70392-
dc.description.abstractThe research considered here presents a pedagogical proposal for the Professional Training Course in Guitar at the State Music Conservatories in Minas Gerais, and has been applied at the Haidée França Americano State Music Conservatory in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais. With this proposal, aligned with the teaching plan of this conservatory for the training of guitar technicians, and taking into account the growing job offer for students who graduate from technical courses at this institution, the researcher seeks to present students and teachers of the Professional Training in Guitar at the Minas Gerais State Conservatories a study plan based on five pillars that will guide the entire course, from entry to the student's graduation recital. The pillars addressed in the proposal are: repertoire, technique, sound, creativity and practical application on the instrument. The central axis of the proposal is the repertoire, as it is this that provides the fertile field for the development of the other pillars of the proposal for the training of guitar technicians. The researcher aims to share the functioning of the guitar technical course at the aforementioned Conservatory and the experiences already experienced over the years of his work, where the methodology based on the five pillars has been developed and improved through daily teaching practice in the classroom classes, combined with constant research referenced on great music masters both in the area of the guitar and other musical instruments.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aqui considerada apresenta uma proposta pedagógica para o Curso de Formação Profissional em Violão nos Conservatórios Estaduais de Música em Minas Gerais, e que tem sido aplicada no Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com essa proposta, alinhada ao plano de ensino desse conservatório para a formação do técnico em Violão, e tendo em vista a crescente oferta de trabalho ao aluno que se forma nos cursos técnicos dessa instituição, o pesquisador busca apresentar a alunos e professores dos Cursos de Formação Profissional em Violão dos Conservatórios do Estado de Minas Gerais um plano de estudos baseados em cinco pilares que nortearão todo o curso, desde o ingresso ao recital de formatura do aluno. Os pilares abordados na proposta são: o repertório, a técnica, a sonoridade, a criatividade e a aplicação prática no instrumento. O eixo central da proposta é o repertório, pois é ele que fornece o campo fértil para o desenvolvimento dos outros pilares da proposta para a formação do técnico em violão. O pesquisador traz consigo o objetivo de compartilhar o funcionamento do curso técnico de violão no referido Conservatório e as experiências já vivenciadas ao longo dos anos de seu trabalho, onde a metodologia baseada nos cinco pilares vem sendo desenvolvida e aprimorada através da prática docente diária em sala de aula, aliada às constantes pesquisas referenciadas em grandes mestres da música tanto da área do Violão como de outros instrumentos musicais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConservatóriopt_BR
dc.subjectCurso de formação profissionalpt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.subjectRepertóriopt_BR
dc.subjectTécnicapt_BR
dc.subjectSonoridadept_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectAplicação prática no instrumentopt_BR
dc.subject.otherConservatório Estadual de Música Haidée Franca Americanopt_BR
dc.subject.otherViolão - Instrução e estudopt_BR
dc.subject.otherEscolas de música - Minas Geraispt_BR
dc.titleA formação profissionalizante em violão: uma proposta para os conservatórios do Estado de Minas Gerais que abrange o curso de formação profissional e o recital de formaturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÚLTIMA VERSÃO - PAULO JUNIOR.pdf3.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.