Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Márcio Mota Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8706884297486555pt_BR
dc.contributor.referee1Raphaela Benetello Marquespt_BR
dc.creatorElisa França Vasconcellospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7537268258122709pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-12T12:30:42Z-
dc.date.available2024-07-12T12:30:42Z-
dc.date.issued2020-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/70398-
dc.description.abstractBased on the Imaginative Cognition line of study and the use of New Media in Art Education, this research proposes a pedagogical project in Visual Arts on composition for adults with little or no artistic experience. The objective is to devise ways to implement an Art/Education Project that fits into the daily adult life and encourages experimentation and artistic practice. The process to elaborate the pedagogical project started through bibliographic research on New Media, its possible uses in Education, and the importance of Arts for society in the Information Age. Then, supported by Art Education theorists in Experimentation and Imaginative Cognition, this paper surveyed possible teaching options in Visual Arts for Adults and the use of New Media as a motivating educational factor. From these surveys, the Pedagogical Plan in Visual Arts on Composition for Adults is presented. Finally, a reflection is made about the potential perspectives and difficulties in the implementation of the project.pt_BR
dc.description.resumoCom base na Linha da Cognição Imaginativa e no uso de Novas Mídias na Arte Educação, esta pesquisa propõe um projeto pedagógico de Artes Visuais em Composição para adultos que tenham pouca ou nenhuma experiência artística. Objetiva-se aventar maneiras de implementar um Projeto de Arte/Educação que se encaixe no cotidiano da vida adulta e que estimule a experimentação e vivência artística. Para a elaboração do projeto, fez-se uma revisão bibliográfica a respeito de Novas Mídias, seus possíveis usos na Educação e a importância das Artes para a sociedade na Era da Informação. Em seguida, com o amparo de teóricos de Arte Educação em Experimentação e Cognição Imaginativa, são levantadas possibilidades de ensino de Artes Visuais para Adultos e o uso de Novas Mídias como fator motivador. A partir desses levantamentos, apresenta-se o Plano Pedagógico de Artes Visuais em Composição para Adultos em Ambiente Virtual. Por fim, se faz uma reflexão sobre as sobre as potenciais perspectivas e dificuldades na implementação do projeto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectCognição imaginativapt_BR
dc.subjectNovas mídiaspt_BR
dc.subjectArte educação para adultospt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMídia digitalpt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleArte educação e novas mídias: proposta pedagógica para adultospt_BR
dc.title.alternativeArt education and new media: pedagogical proposal for adultspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTE EDUCAÇÃO E NOVAS MÍDIAS_ELISA VASCONCELLOS.pdf897.62 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons