Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/70398
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Márcio Mota Pereira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8706884297486555 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Raphaela Benetello Marques | pt_BR |
dc.creator | Elisa França Vasconcellos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7537268258122709 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-12T12:30:42Z | - |
dc.date.available | 2024-07-12T12:30:42Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/70398 | - |
dc.description.abstract | Based on the Imaginative Cognition line of study and the use of New Media in Art Education, this research proposes a pedagogical project in Visual Arts on composition for adults with little or no artistic experience. The objective is to devise ways to implement an Art/Education Project that fits into the daily adult life and encourages experimentation and artistic practice. The process to elaborate the pedagogical project started through bibliographic research on New Media, its possible uses in Education, and the importance of Arts for society in the Information Age. Then, supported by Art Education theorists in Experimentation and Imaginative Cognition, this paper surveyed possible teaching options in Visual Arts for Adults and the use of New Media as a motivating educational factor. From these surveys, the Pedagogical Plan in Visual Arts on Composition for Adults is presented. Finally, a reflection is made about the potential perspectives and difficulties in the implementation of the project. | pt_BR |
dc.description.resumo | Com base na Linha da Cognição Imaginativa e no uso de Novas Mídias na Arte Educação, esta pesquisa propõe um projeto pedagógico de Artes Visuais em Composição para adultos que tenham pouca ou nenhuma experiência artística. Objetiva-se aventar maneiras de implementar um Projeto de Arte/Educação que se encaixe no cotidiano da vida adulta e que estimule a experimentação e vivência artística. Para a elaboração do projeto, fez-se uma revisão bibliográfica a respeito de Novas Mídias, seus possíveis usos na Educação e a importância das Artes para a sociedade na Era da Informação. Em seguida, com o amparo de teóricos de Arte Educação em Experimentação e Cognição Imaginativa, são levantadas possibilidades de ensino de Artes Visuais para Adultos e o uso de Novas Mídias como fator motivador. A partir desses levantamentos, apresenta-se o Plano Pedagógico de Artes Visuais em Composição para Adultos em Ambiente Virtual. Por fim, se faz uma reflexão sobre as sobre as potenciais perspectivas e dificuldades na implementação do projeto. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Cognição imaginativa | pt_BR |
dc.subject | Novas mídias | pt_BR |
dc.subject | Arte educação para adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Mídia digital | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e educação | pt_BR |
dc.title | Arte educação e novas mídias: proposta pedagógica para adultos | pt_BR |
dc.title.alternative | Art education and new media: pedagogical proposal for adults | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTE EDUCAÇÃO E NOVAS MÍDIAS_ELISA VASCONCELLOS.pdf | 897.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License