Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70398
Type: Monografia (especialização)
Title: Arte educação e novas mídias: proposta pedagógica para adultos
Other Titles: Art education and new media: pedagogical proposal for adults
Authors: Elisa França Vasconcellos
First Advisor: Márcio Mota Pereira
First Referee: Raphaela Benetello Marques
Abstract: Com base na Linha da Cognição Imaginativa e no uso de Novas Mídias na Arte Educação, esta pesquisa propõe um projeto pedagógico de Artes Visuais em Composição para adultos que tenham pouca ou nenhuma experiência artística. Objetiva-se aventar maneiras de implementar um Projeto de Arte/Educação que se encaixe no cotidiano da vida adulta e que estimule a experimentação e vivência artística. Para a elaboração do projeto, fez-se uma revisão bibliográfica a respeito de Novas Mídias, seus possíveis usos na Educação e a importância das Artes para a sociedade na Era da Informação. Em seguida, com o amparo de teóricos de Arte Educação em Experimentação e Cognição Imaginativa, são levantadas possibilidades de ensino de Artes Visuais para Adultos e o uso de Novas Mídias como fator motivador. A partir desses levantamentos, apresenta-se o Plano Pedagógico de Artes Visuais em Composição para Adultos em Ambiente Virtual. Por fim, se faz uma reflexão sobre as sobre as potenciais perspectivas e dificuldades na implementação do projeto.
Abstract: Based on the Imaginative Cognition line of study and the use of New Media in Art Education, this research proposes a pedagogical project in Visual Arts on composition for adults with little or no artistic experience. The objective is to devise ways to implement an Art/Education Project that fits into the daily adult life and encourages experimentation and artistic practice. The process to elaborate the pedagogical project started through bibliographic research on New Media, its possible uses in Education, and the importance of Arts for society in the Information Age. Then, supported by Art Education theorists in Experimentation and Imaginative Cognition, this paper surveyed possible teaching options in Visual Arts for Adults and the use of New Media as a motivating educational factor. From these surveys, the Pedagogical Plan in Visual Arts on Composition for Adults is presented. Finally, a reflection is made about the potential perspectives and difficulties in the implementation of the project.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Mídia digital
Educação de adultos
Arte e educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/70398
Issue Date: 29-Feb-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTE EDUCAÇÃO E NOVAS MÍDIAS_ELISA VASCONCELLOS.pdf897.62 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons