Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70403
Type: Dissertação
Title: O ensino bilíngue de português como L2 para surdos em contextos inclusivos: entre o ideal, o real e o possível
Authors: Gabriella Coelho Motta Pizzani
First Advisor: Elidéa Lúcia Almeida Bernardino
First Referee: Maria Cristina da Cunha Pereira
Second Referee: Eva dos Reis Araujo Barbosa
Abstract: O resultado de inúmeras pesquisas tem consolidado a Educação Bilíngue de Surdos (EBS) como essencial para o êxito acadêmico desses discentes. Essa modalidade propõe- se a oferecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua (L1), e a Língua Portuguesa (LP) escrita, como segunda língua (L2), em escolas bilíngues, classes bilíngues, escolas comuns ou polos de EBS. Nesse sentido, existem conquistas legais e políticas públicas, como o Decreto nº. 5.626/2005 e a Lei nº 14.191/2021, que corroboram essas pesquisas. Entretanto, vale destacar que escolas bilíngues para surdos no Brasil ainda são escassas e optativas, resultando na maioria dos alunos surdos submetidos a escolas comuns inclusivas. Estas escolas, geralmente, possuem profissionais, estratégias e materiais didáticos pensados por e para ouvintes, os quais, diferentemente dos surdos, possuem a LP como língua materna. Diante desse fato, o presente trabalho investigou o processo de ensino-aprendizagem de LP de alunos surdos incluídos na escola comum, com base nos pressupostos da EBS, identificando as práticas pedagógicas e os recursos utilizados, assim como as implicações decorrentes das interações comunicacionais entre os atores envolvidos. A análise do processo descrito na pesquisa está fundamentada nas ideias de autores que discutem o ensino de LP como L2 para surdos, e a EBS, como: Bernardino e Pereira (2022); Lima e Reis (2022); Faria-Nascimento (2021); Silva (2017); Lacerda e Lodi (2014); Fernandes (2012); Felipe (2008); Quadros (2008); entre outros. Por meio de pesquisa participante, enquanto uma metodologia de pesquisa qualitativa e exploratória, foram extraídos dados de três turmas de uma escola comum, onde havia alunos surdos incluídos e atendidos por profissionais Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais (TILS). A pesquisa correlacionou instrumentos de análise documental, observação de campo e entrevistas, com o fim de construir dados que pudessem contribuir para a sustentação ou reformulação de práticas existentes para o ensino de LP aos alunos surdos no espaço escolar inclusivo, em prol da qualidade na educação desses alunos. Concluiu-se que, apesar de a escola comum inclusiva não atender ao que preconiza a EBS, dependendo do interesse, dedicação e do modo como as especificidades linguísticas e culturais dos alunos surdos são compreendidas e tratadas pelos sujeitos envolvidos, é possível aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem de LP dos alunos inseridos nesse contexto. Para tanto, haverá necessidade de uma reorganização estrutural e cultural da escola, uma formação especializada e contínua dos educadores, assim como um levantamento e/ou criação de materiais didáticos adequados, possibilitando um trabalho colaborativo entre professores e TILS, os quais poderão se beneficiar das estratégias de ensino de LP para surdos sugeridas como resultado deste trabalho.
Abstract: This investigation aimed to analyze teaching materials, such as textbooks and school grammars, to observe the pedagogical approach of neology, mainly about neologisms formed by deformational processes. The hypothesis was that there was a gap in the teaching of the Portuguese language in Basic Education regarding the treatment of this lexical area. Furthermore, we sought to collect neologisms formed by deformational processes in advertising texts in digital media, to observe the productivity of such processes in the creation of new words. To form the corpus of analysis with advertising texts, three social networks were selected – Instagram, Facebook and Twitter. We sought to observe how different advertisers use deformational neologisms as persuasive resources to influence consumers. Finally, pedagogical proposals that articulate the morphosyntactic and the semantic-pragmatic bias were developed as a way of promoting a pedagogical approach to the deformational processes of lexical creation based on the didacticization of the advertising genre to allow analysis and critical reflections on the part of students. For the development of this research, different works were carried out to support the concepts considered here and the methodology, such as Alves (1990), about the concepts of neology and neologism, Ferraz (2006), about the social issue involving the neological area and the criteria for verifying neologisms, Ferraz (2020), to define the deformational processes of word constitution, Travaglia (2021), regarding the role of the school in the development of the student's lexical competence and the production of pedagogical activities, among others authors. The methodological processes of this study are hypothetical-deductive and qualitative in nature, developed in five stages: analysis of teaching materials, collection of neologisms in digital media, verification of neologisms using lexicographic criteria, analysis of selected neologisms and preparation of didactic proposals. With this study, the aim was to promote exercises that favor the approach of deformational neologisms in Portuguese language classes as a way of demonstrating the extralinguistic issues that involve lexical innovations.
Subject: Surdos – Educação
Língua portuguesa – Português escrito – Estudo e ensino
Língua brasileira de sinais
Educação bilíngue
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/70403
Issue Date: 22-Apr-2024
metadata.dc.description.embargo: 22-Apr-2025
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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