Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70403
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elidéa Lúcia Almeida Bernardinopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5229275265887767pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Cristina da Cunha Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Eva dos Reis Araujo Barbosapt_BR
dc.creatorGabriella Coelho Motta Pizzanipt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0969249139229201pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-12T13:06:18Z-
dc.date.available2024-07-12T13:06:18Z-
dc.date.issued2024-04-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/70403-
dc.description.abstractThis investigation aimed to analyze teaching materials, such as textbooks and school grammars, to observe the pedagogical approach of neology, mainly about neologisms formed by deformational processes. The hypothesis was that there was a gap in the teaching of the Portuguese language in Basic Education regarding the treatment of this lexical area. Furthermore, we sought to collect neologisms formed by deformational processes in advertising texts in digital media, to observe the productivity of such processes in the creation of new words. To form the corpus of analysis with advertising texts, three social networks were selected – Instagram, Facebook and Twitter. We sought to observe how different advertisers use deformational neologisms as persuasive resources to influence consumers. Finally, pedagogical proposals that articulate the morphosyntactic and the semantic-pragmatic bias were developed as a way of promoting a pedagogical approach to the deformational processes of lexical creation based on the didacticization of the advertising genre to allow analysis and critical reflections on the part of students. For the development of this research, different works were carried out to support the concepts considered here and the methodology, such as Alves (1990), about the concepts of neology and neologism, Ferraz (2006), about the social issue involving the neological area and the criteria for verifying neologisms, Ferraz (2020), to define the deformational processes of word constitution, Travaglia (2021), regarding the role of the school in the development of the student's lexical competence and the production of pedagogical activities, among others authors. The methodological processes of this study are hypothetical-deductive and qualitative in nature, developed in five stages: analysis of teaching materials, collection of neologisms in digital media, verification of neologisms using lexicographic criteria, analysis of selected neologisms and preparation of didactic proposals. With this study, the aim was to promote exercises that favor the approach of deformational neologisms in Portuguese language classes as a way of demonstrating the extralinguistic issues that involve lexical innovations.pt_BR
dc.description.resumoO resultado de inúmeras pesquisas tem consolidado a Educação Bilíngue de Surdos (EBS) como essencial para o êxito acadêmico desses discentes. Essa modalidade propõe- se a oferecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua (L1), e a Língua Portuguesa (LP) escrita, como segunda língua (L2), em escolas bilíngues, classes bilíngues, escolas comuns ou polos de EBS. Nesse sentido, existem conquistas legais e políticas públicas, como o Decreto nº. 5.626/2005 e a Lei nº 14.191/2021, que corroboram essas pesquisas. Entretanto, vale destacar que escolas bilíngues para surdos no Brasil ainda são escassas e optativas, resultando na maioria dos alunos surdos submetidos a escolas comuns inclusivas. Estas escolas, geralmente, possuem profissionais, estratégias e materiais didáticos pensados por e para ouvintes, os quais, diferentemente dos surdos, possuem a LP como língua materna. Diante desse fato, o presente trabalho investigou o processo de ensino-aprendizagem de LP de alunos surdos incluídos na escola comum, com base nos pressupostos da EBS, identificando as práticas pedagógicas e os recursos utilizados, assim como as implicações decorrentes das interações comunicacionais entre os atores envolvidos. A análise do processo descrito na pesquisa está fundamentada nas ideias de autores que discutem o ensino de LP como L2 para surdos, e a EBS, como: Bernardino e Pereira (2022); Lima e Reis (2022); Faria-Nascimento (2021); Silva (2017); Lacerda e Lodi (2014); Fernandes (2012); Felipe (2008); Quadros (2008); entre outros. Por meio de pesquisa participante, enquanto uma metodologia de pesquisa qualitativa e exploratória, foram extraídos dados de três turmas de uma escola comum, onde havia alunos surdos incluídos e atendidos por profissionais Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais (TILS). A pesquisa correlacionou instrumentos de análise documental, observação de campo e entrevistas, com o fim de construir dados que pudessem contribuir para a sustentação ou reformulação de práticas existentes para o ensino de LP aos alunos surdos no espaço escolar inclusivo, em prol da qualidade na educação desses alunos. Concluiu-se que, apesar de a escola comum inclusiva não atender ao que preconiza a EBS, dependendo do interesse, dedicação e do modo como as especificidades linguísticas e culturais dos alunos surdos são compreendidas e tratadas pelos sujeitos envolvidos, é possível aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem de LP dos alunos inseridos nesse contexto. Para tanto, haverá necessidade de uma reorganização estrutural e cultural da escola, uma formação especializada e contínua dos educadores, assim como um levantamento e/ou criação de materiais didáticos adequados, possibilitando um trabalho colaborativo entre professores e TILS, os quais poderão se beneficiar das estratégias de ensino de LP para surdos sugeridas como resultado deste trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação Bilíngue de Surdospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa como L2 para surdospt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subject.otherSurdos – Educaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Português escrito – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subject.otherEducação bilínguept_BR
dc.titleO ensino bilíngue de português como L2 para surdos em contextos inclusivos: entre o ideal, o real e o possívelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2025-04-22-
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O ENSINO BILÍNGUE DE PORTUGUÊS COMO L2 PARA SURDOS EM CONTEXTOS INCLUSIVOS - Entre o ideal, o real e o possível.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2026-04-22
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