Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/70404
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Processos de leitura de imagens na educação infantil
Autor(es): Lilian Geralda de Oliveira
Primeiro Orientador: Ronaldo Auad Moreira
Primeiro membro da banca : Gabriela Clemente de Oliveira
Resumo: O presente artigo tem como objetivo verificar e fazer uma análise de referencial teórico sobre o ensino de Artes Visuais na Educação Infantil, com foco específico na prática de leitura e apreciação de obras artísticas com crianças de dois a cinco anos de idade. O estudo aborda questões referentes à metodologia de ensino de Arte, enfatizando a necessidade de práticas artísticas serem algo significativo para os alunos. Para nortear o trabalho, além de buscar referências na história da Arte, fez-se necessário conhecer os documentos oficiais que orientam a prática do ensino de Arte para a Educação Infantil. Desta forma, este trabalho monográfico contribui para uma melhor prática de trabalho de sua autora, que no Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, buscou estudos e aprimoramentos neste campo de conhecimento, a fim de atuar com o ensino de Artes Visuais de forma responsável e com qualidade.
Abstract: This article aims to verify and make a documentary analysis on the teaching of Visual Arts in Early Childhood Education, with a specific focus on the practice of reading and architecture of artistic works with children from two to five years old. The study addresses issues related to the methodology of teaching Art, emphasizing the need for artistic practices to be something meaningful for students. To guide the work, in addition to seeking references in the history of Art, it was necessary to know the official documents that guide the practice of teaching Art for early childhood education. In this way, this monographic work contributes to a better work practice by its author, who in the Specialization Course in Teaching Visual Arts and Contemporary Technologies, of the Graduate Program in Arts at the School of Fine Arts of the Federal University of Minas Gerais , sought studies and improvements in this field of knowledge, in order to work with the teaching of Visual Arts in a responsible and quality manner.
Assunto: Arte - Estudo e ensino
Educação de crianças
Arte e educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/70404
Data do documento: 15-Jul-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÚLTIMA CORREÇÃO 12 DE SETEMBRO Lilian Geralda de Oliveira (1) (1) (3).pdf622.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.