Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70406
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1André Luiz de Sousapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0371635173462246pt_BR
dc.contributor.referee1Gabriela Córdova Christófaropt_BR
dc.creatorThales do Amaral Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-07-12T13:20:46Z-
dc.date.available2024-07-12T13:20:46Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/70406-
dc.description.abstractIt's amazing what a short film, a movie, a documentary or even a song can do in triggering processes of critical reflection, something that in the case of a sociology lecture can take a long time. This research aims to discuss didactic-methodological aspects of teaching visual arts and sociology, dealing with racial issues in the Brazilian context related to the whitening thesis. As a methodology, we mapped practices and experiences from both fields, seeking to identify elements that bring the disciplines together, as well as those that distance them. We also investigated the theoretical foundations of the whitening thesis, and analyzed the painting “The Redemption of Cam”, so that we can list the main elements and arguments to be worked on in the classroom. The theoretical foundation of all this work is the Triangular Approach, by Ana Mae Barbosa. The combination of Sociology and Visual Arts can enrich the educational experience and contribute to the development of essential skills and competencies.pt_BR
dc.description.resumoÉ fenomenal o que um curta-metragem, um filme, um documentário ou até mesmo uma música conseguem fazer ao desencadear processos de reflexões e pensamentos, algo que no caso de uma aula expositiva de sociologia pode demorar bastante tempo. Esta pesquisa tem por objetivo a discussão de aspectos didático metodológicos das artes visuais e da sociologia no trato de questões raciais do contexto brasileiro relacionados à tese do branqueamento. Como metodologia, fizemos um mapeamento de práticas e experiências dos dois campos, buscando assim identificar elementos que tornam possível a aproximação entre as disciplinas. Investigamos também os embasamentos teóricos sobre a tese do branqueamento, e sobre análises e estudos do quadro “A Redenção de Cam”, para assim conseguirmos elencar os principais elementos e argumentos, a serem trabalhados em sala de aula. O fundamento teórico de todo este trabalho é a Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa. A combinação entre a Sociologia e as Artes Visuais podem enriquecer a experiência educacional e contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino na sociologiapt_BR
dc.subjectEnsino das artes visuaispt_BR
dc.subjectTese do branqueamentopt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherSociologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherRelações raciaispt_BR
dc.titleUm diálogo entre o ensino de artes visuais e sociologia no ensino médio: a tese do branqueamento e a tela Redenção de Cam, de Modesto Brocospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho Final.pdf3.12 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons