Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/70406
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Um diálogo entre o ensino de artes visuais e sociologia no ensino médio: a tese do branqueamento e a tela Redenção de Cam, de Modesto Brocos |
Autor(es): | Thales do Amaral Santos |
Primeiro Orientador: | André Luiz de Sousa |
Primeiro membro da banca : | Gabriela Córdova Christófaro |
Resumo: | É fenomenal o que um curta-metragem, um filme, um documentário ou até mesmo uma música conseguem fazer ao desencadear processos de reflexões e pensamentos, algo que no caso de uma aula expositiva de sociologia pode demorar bastante tempo. Esta pesquisa tem por objetivo a discussão de aspectos didático metodológicos das artes visuais e da sociologia no trato de questões raciais do contexto brasileiro relacionados à tese do branqueamento. Como metodologia, fizemos um mapeamento de práticas e experiências dos dois campos, buscando assim identificar elementos que tornam possível a aproximação entre as disciplinas. Investigamos também os embasamentos teóricos sobre a tese do branqueamento, e sobre análises e estudos do quadro “A Redenção de Cam”, para assim conseguirmos elencar os principais elementos e argumentos, a serem trabalhados em sala de aula. O fundamento teórico de todo este trabalho é a Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa. A combinação entre a Sociologia e as Artes Visuais podem enriquecer a experiência educacional e contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais. |
Abstract: | It's amazing what a short film, a movie, a documentary or even a song can do in triggering processes of critical reflection, something that in the case of a sociology lecture can take a long time. This research aims to discuss didactic-methodological aspects of teaching visual arts and sociology, dealing with racial issues in the Brazilian context related to the whitening thesis. As a methodology, we mapped practices and experiences from both fields, seeking to identify elements that bring the disciplines together, as well as those that distance them. We also investigated the theoretical foundations of the whitening thesis, and analyzed the painting “The Redemption of Cam”, so that we can list the main elements and arguments to be worked on in the classroom. The theoretical foundation of all this work is the Triangular Approach, by Ana Mae Barbosa. The combination of Sociology and Visual Arts can enrich the educational experience and contribute to the development of essential skills and competencies. |
Assunto: | Arte - Estudo e ensino Sociologia - Estudo e ensino Relações raciais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/70406 |
Data do documento: | 1-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho Final.pdf | 3.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons