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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Health literacy status among pregnant women in a brazilian conditional cash transfer programme: a cross-sectional investigation
Título(s) alternativo(s): Literacia em saúde entre gestantes do programa brasileiro de transferência condicionada de renda: uma investigação transversal
Autor(es): Álex Moreiraherval
Fabiana Vargas Ferreira
Efigênia Ferreira e Ferreira
Viviane Elisângela Gomes
Andréa Maria Duarte Vargas
Resumen: Objective: To investigate the overall score and the variables associated with health literacy of pregnant women benefited from a conditional cash transfer programme. Methods: A cross-sectional survey was conducted with pregnant women benefited from a Brazilian conditional cash transfer programme. We used a validated short health literacy survey developed for research on public health and health promotion. The level of health literacy (high or low) was considered a determining variable. Descriptive, bivariate and multivariate analysis was applied to the data collected. Results: Only the two following variables were associated with health literacy: participation in health education activities and the choice of mothers to seek advice regarding pregnancy. Functional health literacy was higher when pregnant women participatedin health education activities. Critical health literacy was higher when pregnant women sought advice from their mothers, friends, and other family members. Conclusion: Health education and a social network of pregnant women should be part of prenatal care.
Abstract: Objetivo: Investigar o escore geral e as variáveis associadas com a literacia em saúde de gestantes beneficiadas por um programa de transferência condicionada de renda. Métodos: Estudo transversal conduzido com gestantes beneficiárias do Programa de Brasileiro de Transferência Condicionada de Renda. Foi utilizado um questionário validado para pesquisas de literacia em saúde desenvolvido para pesquisa em Saúde Pública ePromoção da Saúde. O nível de literacia em saúde (alto ou baixo) foi considerado como variável determinante. Os dados foram analisados de forma descritiva, bivariada e multivariada. Resultados: Duas variáveis analisadas foram associadas a literacia em saúde: a participação em atividades de educação em saúde e a escolha das mães para o aconselhamento sobre a gestação. A literacia funcional foi maior quando as gestantes participaram de atividades de educação em saúde. A literacia crítica foi maior quando as gestantes solucionaram suas dúvidas com suas mães, amigos ou outros familiares. Conclusões: A educação em saúde e a rede social das gestantes devem fazer parte do pré-natal.
Asunto: Gestantes
Alfabetização em Saúde
Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9650
URI: http://hdl.handle.net/1843/70500
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.relation.ispartof: Research, Society and Development
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