Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70539
Type: Tese
Title: Educação no contexto do rompimento da Barragem de Fundão: representações sociais em movimento de educadores(as) sobre a escola no reassentamento de Bento Rodrigues
Other Titles: Education in the context of the Fundão dam collapse: social representations in movement of educators about school in the resettlement of Bento Rodrigues
Authors: Adriane Cristina de Melo Hunzicker
First Advisor: Maria Isabel Antunes-Rocha
First Referee: Suzana dos Santos Gomes
Second Referee: Maria de Fátima Martins
Third Referee: Clarilza Prado de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Tádzio Peters Coelho
Abstract: A questão proposta nesta tese foi investigar o processo de reterritorialização da Escola Municipal Bento Rodrigues após o Rompimento da Barragem de Fundão. O principal objetivo do trabalho foi compreender as formas de pensar, sentir e agir dos (as) educadores (as) sobre a escola. Como referências teóricas utilizou-se a vertente das Representações Sociais em Movimento no campo da Psicologia Social; a tríade territorialização, desterritorialização e reterritorialização, na abordagem da Geografia; e, o conceito de Silêncio Pedagógico que está em construção no campo temático que estuda a relação mineração-rompimento e reconstrução dos modos de produzir e reproduzir a existência. O percurso metodológico se deu nos seguintes passos: levantamento bibliográfico dos referenciais teóricos; pesquisa observação, coleta de dados e realização de sete entrevistas narrativas nos trabalhos de campo; análise da produção científica, jornalística e documental para construir a trajetória da escola; análise das entrevistas narrativas com interlocução dos amparos teóricos. Os dados das entrevistas narrativas mostraram que, diante dos desafios com o não-familiar, os sujeitos entrevistados são tensionados a realizar movimentos de suas Representações Sociais a partir dos tempos e espaços vivenciados com a escola. Os movimentos representacionais foram analisados por meio de quatro categorias, cujas narrativas focalizaram: I) na experiência da escola antes do rompimento, II) nos processos de des-reterritorialização da escola vivenciados em Mariana, III) na desvinculação das experiências anteriores, enfatizando a escola no Novo Bento Rodrigues, IV) na escola no Novo Bento Rodrigues, mas que transitam nos tempos/espaços da escola. Os (as) educadores (as) intensificaram seus movimentos representacionais para ancorar e objetivar em cada uma dessas categorias. Dentre os resultados sobre suas formas de pensar, sentir e agir sobre a escola constatou-se sentimentos que transitam entre tristeza, alegria, medo, indignação, idealização e, especialmente, incerteza quanto a vários fatores, como a permanência do funcionamento da escola no futuro e a garantia de acesso ao transporte escolar por parte dos alunos e professores que não irão morar no reassentamento. Observou-se práticas de luta pela garantia de direitos, por exemplo, os esforços para acessar a escola reconstruída para promover eventos escolares antes da entrega definitiva. Estes tinham a finalidade de construir pertencimento e vínculos identitários com o espaço, bem como a realização de projetos pedagógicos sobre o passado, presente e futuro de Bento Rodrigues. Por outro lado, os profissionais não participaram da tomada de decisões sobre a construção da escola e viu-se limitações para acessar informações sobre o objeto não-familiar, situações que reverberam na ausência de conhecimentos e, consequentemente, no Silêncio Pedagógico na prática educativa sobre o tema da escola reconstruída. Os resultados apontaram para a importância da continuidade dos estudos a fim de acompanhar o processo de adaptação dos (as) professores (as), alunos (as) e comunidade à escola.
Abstract: The question proposed in this thesis was to investigate the process of re-territorialization of Bento Rodrigues Municipal School after the collapse of the Fundão Dam. The main aim of the work was to understand the educators' ways of thinking, feeling and acting about the school. As theoretical references, we used the approach of Social Representations in Movement in the field of Social Psychology; the triad of territorialization, deterritorialization and re-territorialization in the approach of Geography; and the concept of Pedagogical Silence under construction in the thematic field that studies the mining-disruption relationship and the reconstruction of ways of producing and reproducing existence. The methodological path took the following steps: a bibliographic review of theoretical references; observation research, data collection and seven narrative interviews during fieldwork; analysis of scientific, journalistic and documentary production to build up the school's trajectory; analysis of the narrative interviews with the interlocution of theoretical frameworks. The data from the narrative interviews showed that, faced with the challenges of the unfamiliar, the subjects interviewed were forced to make movements in their Social Representations based on the moments and spaces they experienced with the school. The representational movements were analyzed using four categories, whose narratives focused on: I) the experience of the school before the collapse, II) the processes of de-re-territorialization of the school experienced in Mariana, III) the disconnection from previous experiences, emphasizing the school in Novo Bento Rodrigues, IV) the school in Novo Bento Rodrigues, but which move through the times/spaces of the school. The educators intensified their representational movements to anchor and objectivize each of these categories. Among the results of their ways of thinking, feeling and acting about the school, it was observed feelings that ranged from sadness, joy, fear, indignation, idealization, and especially, uncertainty about various factors, such as the continued operation of School in the future and guaranteed access to school transport for students and teachers who will not be living in the resettlement were observed. Practices of struggle for the guarantee of rights were observed, for example, efforts to access the rebuilt school to promote school events before the final handover. These efforts aimed to build belonging and identity ties with the space, as well as the realization of pedagogical projects about the past, present and future of Bento Rodrigues. On the other hand, the professionals did not take part in decision-making about the construction of the school and limitations in accessing information about the unfamiliar object were observed, situations that reverberate in the absence of knowledge and, consequently, in Pedagogical Silence in educational practice on the subject of the rebuilt school.
Subject: Educação
Minas e mineração - Acidentes
Barragens e açudes - Ruptura
Representações sociais
Comunidade e escola
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/70539
Issue Date: 23-Feb-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese Adriane Hunzicker.pdf6.58 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons