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http://hdl.handle.net/1843/70542
Tipo: | Tese |
Título: | A prática mental como estratégia auxiliar na atividade do violinista |
Título(s) alternativo(s): | Mental practice as an auxiliary tool in the violinist practice time |
Autor(es): | Leonardo Lobão Lacerda |
primer Tutor: | Marco Aurélio Romano-Silva |
primer Co-tutor: | Jonas Jardim de Paula |
primer miembro del tribunal : | Andrea Maria Silveira |
Segundo miembro del tribunal: | Tarcísio Márcio Magalhães Pinheiro |
Tercer miembro del tribunal: | Abel Raimundo de Moraes Silva |
Cuarto miembro del tribunal: | Antônio Carlos Guimarães |
Resumen: | Esta pesquisa investigou a relevância da prática mental na performance de 18 violinistas divididos previamente, por sorteio, em dois grupos. Os do grupo Experimental realizaram um período de prática mental (em quatro modalidades diferentes) que reduziu em 33% seu tempo de estudo com a utilização do violino. Não obstante, os resultados de sua performance, avaliada por 11 profissionais, foi equivalente aos resultados dos violinistas do grupo Controle, que praticaram 100% do tempo com o instrumento. A pesquisa contou com a avaliação quantitativa e qualitativa de 11 excertos musicais inéditos que contemplaram vários aspectos da sintaxe da linguagem musical (ritmo, melodia, harmonia, dinâmica e agógica) e produziu 9.504 notas de avaliação. Como resultado, revelamos que a prática mental, quando associada à prática física, mostrou-se uma importante ferramenta auxiliar no estudo do violino, corroborando a literatura existente. Esta pesquisa promoveu também uma reflexão sobre a prática mental como potencial recurso para a diminuição dos desconfortos físicos em violinistas. Mais do que isso, posicionou-se contrária à naturalização da dor resultante do excessivo esforço empreendido pelo músico em prol de um desempenho excepcional. |
Abstract: | The current research focused on the applicability of mental practice on the performance of 18 violinists. Those randomly assigned to the Experimental group engaged in a period of mental practice (in four different modalities) that reduced their violin practice time by 33%. However, the results of their performance – graded by 11 professional musicians – were statistically equivalent to the results of the violinists in the Control group, who practiced 100% of the time with their instruments. This research included both a quantitative and qualitative evaluation of 11 musical excerpts that covered various aspects of the musical language syntax (rhythm, melody, harmony, dynamics and agogic) and resulted in 9,504 evaluation notes. We found that mental practice, when associated with physical practice, proved to be an important additional tool in violin practicing, validating the existing literature. In addition to discussing the effectiveness of mental practice, this research also speculated on mental practice as a potential resource for reducing physical discomfort in violinists. Moreover, it opposed the naturalization and even the glorification of pain that results from excessive effort applied towards an exceptional performance. |
Asunto: | Saúde Ocupacional Córtex Somatossensorial Atividade Motora Música Desempenho Psicomotor Psicologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/70542 |
Fecha del documento: | 20-feb-2024 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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