Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/70699
Tipo: Tese
Título: Investigação de práticas ontológicas da educação em ciências em escolas do campo: diálogos entre decolonialidade e modos de existência
Autor(es): Ana Paula da Silva Freitas
primer Tutor: Francisco Ângelo Coutinho
primer miembro del tribunal : Alexandra Resende Campos
Segundo miembro del tribunal: Álida Angélica Alves Leal
Tercer miembro del tribunal: Danilo Seithi Kato
Cuarto miembro del tribunal: Luiz Gustavo Franco Silveira
Quinto miembro del tribunal: Fábio Augusto Rodrigues e Silva
Resumen: Esta pesquisa de Doutorado consiste em uma investigação sobre práticas ontológicas da educação em ciências em duas escolas do campo com realidades diferentes: uma Escola Família Agrícola (EFA) e uma escola de acampamento do MST. A Educação do Campo é fundamentalmente um projeto contra hegemônico que se opõe aos processos históricos de inferiorização do campo e dos modos de ser e conhecer dos camponeses. Nesse sentido, muitos trabalhos estabelecem diálogos entre a Educação do Campo e o Pensamento Decolonial, um movimento teórico que busca dar legitimidade a visões não eurocêntricas da história latino-americana. No âmbito da Educação do Campo, a presente pesquisa busca estabelecer diálogos entre o Pensamento Decolonial, os modos de existência investigados por Bruno Latour e as cités de Luc Boltanski e Laurret Thévenot. O objetivo geral da pesquisa foi identificar as preposições dos modos de existência e os diferentes mundos que configuram as práticas escolares das duas instituições parceiras, a fim de rastrear possíveis elementos de decolonialidade. Os objetivos específicos foram descrever as práticas que ocorrem prioritariamente no ensino de Ciências e as ontologias que emergem delas; compreender a relação entre a formação docente dos professores da área de Ciências da Vida e da Natureza e as práticas ontológicas estimuladas por eles; investigar as relações estabelecidas por professores e estudantes de ambas as escolas entre a educação em ciências e os saberes populares no âmbito da saúde, meio ambiente, alimentação, etc.; e analisar como materiais e/ou atividades pedagógicas podem se configurar como instrumentos decoloniais ou de colonização do ensino. Foram feitas entrevistas presenciais (e remotas) com docentes e discentes de ambas as escolas, além de registros fotográficos e anotações em caderno de campo. Especificamente na EFA, foi utilizado o método fotovoz (com adaptações), em que os estudantes puderam tirar fotografias e fazer narrativas sobre fenômenos particulares. A análise foi feita a partir da construção de um bom relato contendo a descrição das ações e associações de diferentes actantes e a posterior identificação de elementos que o referencial teórico aponta como sendo pertencentes a determinado modo de existência ou a uma determinada cité. Foi possível identificar em ambas as escolas diferentes práticas que se configuram como ontologias do Bem Viver, seja no âmbito da alimentação, da preservação ambiental e das relações de solidariedade entre as pessoas. Além disso, foram identificadas práticas que explicitam um constante cruzamento entre mundos e modos de existência e que, além disso, revelam um permanente estado de luta dos camponeses, no âmbito da Educação Básica do Campo.
Abstract: This doctoral research consists of an inquiry into ontological practices of science education at two rural schools with different realities: an Agricultural Family School (AFS) and a landless workers MST rural camp school. Rural Education is fundamentally a counter-hegemonic project that opposes to the historical processes of inferiorization of rural areas and the peasants’ ways of being and knowing. In this sense, many works establish dialogues between Rural Education and Decolonial Thought, a theoretical movement that seeks to legitimize non-eurocentric views of Latin American history. Within the field of Rural Education, this research seeks to establish dialogues between Decolonial Thought, the modes of existence investigated by Bruno Latour and the Luc Boltanski and Laurret Thévenot cités. The general objective of the research was to identify the prepositions of the modes of existence and the different worlds that configure the school practices of the two partner institutions, in order to trace possible elements of decoloniality. The specific objectives were to describe the practices that occur primarily in Science teaching and the ontologies that emerge from them; understand the relationship between teaching training of Natural Sciences teachers and the ontological practices stimulated by them; investigate the relationships established by both schools teachers and students between science education and popular knowledge with respect to health, environment, food, etc.; and to analyze how materials and/or pedagogical activities can be configured as decolonial instruments or for the colonization of teaching. Face-to-face (and remote) interviews were conducted with both schools’ teachers and students, in addition to photographic records and notes in a field notebook. Particularly at the AFS, the photovoice method was used (with adaptations), in which students were able to take pictures and make narratives about certain phenomena. The analysis was carried out based on the construction of a good report containing the description of the actions and associations of different actants and the subsequent identification of elements that the theoretical framework indicates as belonging to a certain mode of existence or a certain cité. It was possible to identify, for both schools, different practices that are configured as ontologies of Good Living, whether regarding food, environmental preservation or solidarity relationships among people. Furthermore, practices that make explicit a constant crossing between worlds and modes of existence were identified; in addition to it, they reveal a permanent state of struggle of the peasants, within the scope of Basic Rural Education.
Asunto: Educação
Educação básica
Educação rural
Ciências (Ensino fundamental) $x Estudo e ensino
Decolonialidade na educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/70699
Fecha del documento: 27-abr-2023
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Tese.Ana Paula da Silva Freitas. (1).pdf7.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons