Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/70712
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação e controle do absenteísmo às consultas da Odontologia no programa saúde na escola
Título(s) alternativo(s): Assessment and control of absenteeism from dentistry appointments in the health program at school
Autor(es): Marcel Rochateodoro
Miriam Pimenta Parreira do Vale
Rosa Núbia Vieira de Moura
Efigênia Ferreira e Ferreira
Resumo: As faltas às consultas odontológicas possuem motivos que precisam ser estudados em conjunto para que se possa intervir visando à redução de seus índices. O estudo tem como objetivo mensurar o absenteísmo no agendamento e tratamento de escolares avaliar os motivos para o não comparecimento à consulta agendada e propor estratégias para o enfrentamento do absenteísmo. Foi realizada uma análise descritiva dos resultados do levantamento de necessidade e do acompanhamento das ações curativas. Entrevistas em roteiro semiestruturado com as mães foram analisadas sob o aspecto descritivo qualitativo. Daqueles que receberam a comunicação para agendamento, apenas 32,98% realizaram a marcação. Marcada a consulta, 75,52% compareceram. Dos educandos que compareceram à primeira consulta, 30,66% abandonaram. Somando-se a não marcação ao não comparecimento e ao abandono, obteve-se um valor de 85,31% dos estudantes se ausentaram às consultas. As mães revelaram que questões socioculturais tem uma contribuição muito importante e propuseram formas de se reduzir o absenteísmo. A forma como os responsáveis pelos escolares vê a saúde é crucial para a decisão de quando se iniciar um tratamento. A mudança desse paradigma é a chave para que se alcance uma saúde bucal universal baseada na promoção, educação e prevenção em saúde.
Abstract: The absences of dental consultations has motives that need to be studied together in order to intervene in order to reduce their rates. The study aims to measure absenteeism in scheduling and treatment among schoolchildren; evaluate the reasons for those responsible for not attending the scheduled appointment; and propose strategies for coping with absenteeism. A descriptive analysis of the results of the need assessment and the follow up of the curative actions was carried out. Semistructured interviews with the mothers were analyzed under the descriptive qualitative aspect. Of those who received the communication for scheduling only 32.98% made the markup. After the consultation, 75.52% attended. Of the students who attended the first consultation, 30.66% dropped out. In addition to non-marking, non-attendance and dropout, 85.31% of the students were absent from consultations. The mothers revealed that socio-cultural issues have a very important contribution and proposed ways of reducing absenteeism. How caregivers see health is crucial for deciding when to start treatment. Changing this paradigm is the key to achieving universal oral health based on health promotion, education and prevention.
Assunto: Odontologia
Absenteísmo
Serviços de Saúde Escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25079
URI: http://hdl.handle.net/1843/70712
Data do documento: 2022
metadata.dc.relation.ispartof: Research, Society and Development
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