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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Agentes produtores do espaço na Serra do Cipó (MG) : um breve paralelo
Autor(es): Guilherme Augusto Pereira Malta
Maria Flávia Pires Barbosa
Solano de Souza Braga
Bernardo Machado Gontijo
Resumen: No contexto atual, onde impera a lógica mercadológica, o espaço urbano, compreendido como espaço fragmentado e produto social, é também reduzido à mercadoria, em função do seu valor de troca, sendo cada vez mais produzido para dar condições à reprodução do capital. Em uma lógica semelhante, o turismo representa uma prática que tem como mote tanto a produção quanto o consumo do espaço, assumindo o turista neste processo o papel de consumidor. Diante disso, este artigo tem por objetivo abordar a dinâmica de produção do espaço urbano, apresentando os agentes modeladores que atuam nesse processo, bem como traçar um paralelo com os agentes que atuam na produção do espaço pelo e para o turismo. Busca-se, portanto, entender se há alguma correspondência em relação aos agentes que atuam em cada um desses processos e se seria possível estabelecer uma escala de predominância na atuação desses agentes que produzem o espaço. Para isso, buscou-se realizar um estudo acerca da nova organização espacial provocada pelo turismo na região da Serra do Cipó/MG, visto que a exploração do turismo tem gerado mudanças locais significativas. Como resultado, observou-se que, em ambos os casos, a atuação dos agentes não se dá de forma isolada, mas ocorrendo em conjunto.
Abstract: In the current context dominated by the market logic, the urban space, understood as a fragmented space and social product, it is also reduced to merchandise, according to their exchange value, increasingly being produced to make the reproduction of capital possible. In a similar logic, tourism is a practice that has as a motto both the production and the consumption of space, assuming the tourist in this process the role of consumer. Thus, this article aims to address the dynamics of production of urban space, featuring the modeling agents that operate in this process and draw a parallel with the agents who work in the production of space by and for tourism. It seeks, therefore, to understand if there is any match for staff working in each of these processes and whether it would be possible to establish a predominance of scale in performance of these producing agents of space. For this, it was sought to realize a study on the new spatial organization caused by tourism in the region of Serra do Cipó / MG, since the exploration of tourism has been generated significant local changes. As a result, it was observed that in both cases, the activity of agents does not occur in isolation but in combination.
Asunto: Espaços públicos
Turismo e planejamento urbano
Cipó, Serra do (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.35699/2237-549X..13422
URI: http://hdl.handle.net/1843/70785
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/article/view/13422
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Geografias
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