Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70788
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMariana Balbi Seixaspt_BR
dc.creatorDanielle Aparecida Gomes Pereirapt_BR
dc.creatorLilian Pinto da Silvapt_BR
dc.creatorGabriela Lima de Melo Ghisipt_BR
dc.creatorPaul Ohpt_BR
dc.creatorDaniele Sirineu Pereirapt_BR
dc.creatorAna Paula Boroni Moreirapt_BR
dc.creatorAnn Kristine Jansenpt_BR
dc.creatorAna Paula Delgado Bomtempo Batalhapt_BR
dc.creatorGabriela do Nascimento Cândidopt_BR
dc.creatorJosiane Aparecida de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-16T20:17:16Z-
dc.date.available2024-07-16T20:17:16Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.citation.volume19pt_BR
dc.citation.issue24pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.3390/ijerph192416697pt_BR
dc.identifier.issn1660-4601pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/70788-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo testar a viabilidade da entrega remota de um programa de exercícios e educação sobre estilo de vida de 12 semanas (ExLE) ou um programa de exercícios de 12 semanas (Ex) para indivíduos com pré-diabetes e diabetes em termos de aceitabilidade, implementação, praticidade e eficácia limitada. . Os programas foram ministrados pela Internet ou por telefone, dependendo do acesso à Internet e da alfabetização tecnológica dos participantes. Dos 196 indivíduos triados, 15 foram incluídos no estudo (entrega pela internet (n = 13); entrega por telefone (n = 2)). Doze participantes completaram o programa para o qual foram randomizados e a maioria relatou estar satisfeita com as intervenções do estudo (aceitabilidade). Os procedimentos de coleta de dados, acompanhamento semanal, visitas ao site do estudo e materiais educativos foram adequados (implementação) e a taxa de adesão às intervenções do estudo variou de 24% a 58% (praticidade). Além disso, ambos os programas (ExLE e Ex) pareceram promover alterações benéficas na capacidade funcional (eficácia limitada). A entrega remota das intervenções pela Internet mostrou-se viável. Portanto, em ensaios futuros, exercícios e intervenções educacionais podem ser fornecidos remotamente pela Internet a indivíduos com pré-diabetes e diabetes com acesso à Internet e alfabetização tecnológica. Além disso, são recomendados alguns ajustes nos critérios de elegibilidade, sites de estudo, formas mais acessíveis de registrar sessões de exercícios e usar materiais educativos, e uma sessão inicial de exercícios supervisionados.pt_BR
dc.description.resumoThis study aimed to test the feasibility of remote delivering a 12-week exercise and lifestyle education program (ExLE) or a 12-week exercise program (Ex) for individuals with prediabetes and diabetes in terms of acceptability, implementation, practicality, and limited efficacy. The programs were internet- or telephone-based delivered, depending on the participants’ internet access and technology literacy. Of the 196 individuals screened, 15 were included in the study (internet-based delivery (n = 13); telephone-based delivery (n = 2)). Twelve participants completed the program they were randomized to, and most reported being satisfied with the study interventions (acceptability). Data collection procedures, weekly follow-up, study website visits, and educational materials were proper (implementation), and the adherence rate to study interventions ranged from 24% to 58% (practicality). Additionally, both programs (ExLE and Ex) seemed to promote beneficial changes in functional capacity (limited efficacy). The internet-based remote delivery of the interventions showed feasibility. Therefore, in future trials, exercise and educational interventions can be internet-based remote delivered to individuals with prediabetes and diabetes with internet access and technology literacy. In addition, some adjustments to eligibility criteria, study websites, more accessible ways of recording exercise sessions and using educational materials, and an initial supervised exercise session are recommended.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEF - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIApt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADApt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofInternational Journal of Environmental Research and Public Health-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiabetes mellituspt_BR
dc.subjectPrediabetespt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectPatient educationpt_BR
dc.subjectExercise trainingpt_BR
dc.subjectInternet-based interventionpt_BR
dc.subjectVirtual educationpt_BR
dc.subject.otherDiabetes mellituspt_BR
dc.subject.otherEstado pré-diabéticopt_BR
dc.subject.otherEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherEducação de pacientes como assuntopt_BR
dc.subject.otherExercício físicopt_BR
dc.subject.otherIntervenção baseada em internetpt_BR
dc.titleRemote delivery of an exercise and lifestyle education program for individuals living with prediabetes and diabetes in Brazil: a feasibility studypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.mdpi.com/1660-4601/19/24/16697pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7946-3718pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9352-1504pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0254-7045pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1413-6094pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.