Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/70797
Tipo: Tese
Título: Uma análise da contribuição de sistemas de informação eletrônicos de recursos humanos nas organizações
Título(s) alternativo(s): An analysis of the contribution of electronic human resources information systems in organizations
Autor(es): Vladimir Alexei Rodrigues Rocha
primer Tutor: Ricardo Rodrigues Barbosa
primer miembro del tribunal : Cristiano Moreira da Silva
Segundo miembro del tribunal: Elisângela Cristina Aganette
Tercer miembro del tribunal: Frederico Cesar Mafra Pereira
Cuarto miembro del tribunal: George Leal Jamil
Quinto miembro del tribunal: Rodrigo Baroni de Carvalho
Resumen: Embora o uso crescente da Gestão Eletrônica de Recursos Humanos (GRH-e) visando contribuir para que a função de Recursos Humanos (RH) se torne mais estratégica em suas atividades, estudos revelam que, em muitas organizações, o RH não percebeu o benefício de alcançar o papel transformacional de operar e contribuir estrategicamente – um papel que a GRH-e promete fornecer. A GRH-e é necessária para que o RH opere um papel estratégico, mas não é o suficiente para tornar uma realidade. Para o RH se tornar mais estratégico, sugere-se que o RH precisa ser capaz de usar as informações de sua tecnologia GRH-e para iniciar e apoiar decisões estratégicas. Ao mesmo tempo, estudos demonstraram dificuldades quanto a uma compreensão unificada de como isso pode acontecer. Neste sentido, essa pesquisa tem como objetivo geral analisar a contribuição da Gestão Eletrônica de Recursos Humanos nas organizações. Para isso, definiu-se como objetivos específicos a identificação de fatores que influenciam de maneira positiva ou negativa a adoção da GRH-e nas organizações; buscou-se compreender os mecanismos e estruturas sociais envolvidos na contribuição da GRH-e para a organização; identificou-se de que maneira empírica as práticas de RH são empregadas na GRH-e; e analisou-se as características de contribuição da GRH-e, de acordo com o grau de concordância dos constructos definidos. Realizou-se uma revisão abrangente da literatura a fim de identificar trabalhos correlatos e resultados subjacentes, tendo como fundamentação teórica em pesquisas que envolvem Tecnologia da Informação (TI) e Gestão de Recursos Humanos (GRH) a Criação de Valor, Visão Baseada em Recursos (VBR), Gestão Estratégica de Recursos Humanos (GERH) e Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM). Os métodos empregados para se alcançar os objetivos propostos iniciaram por uma perspectiva filosófica para compreender o fenômeno social cuja realidade é construída pelo respondente; caracterizou-se a pesquisa como de método misto, classificada como descritiva, de natureza aplicada. Obteve-se um retorno de 106 participantes, com amostra não probabilística e por conveniência. Adotou-se, ainda na metodologia, como instrumento de coleta de dados um questionário, do tipo Likert, composto por questões objetivas e subjetivas. Para a apresentação e análise dos dados quantitativos, utilizou-se de estatística descritiva e análise fatorial. Quanto às questões qualitativas, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Como resultado, os fatores socioeconômicos apresentaram dominância de profissionais de RH na faixa de 36 a 45 anos, formação acadêmica em Psicologia, atuando em organizações privadas com mais de 1.000 funcionários, e com dominância de 16 ou mais anos de experiência em RH. Destaca-se a dominância da variável de concordância do fator “percepção da visão de gestores sobre a GRH-e” como de maior influência para a contribuição na organização, seguida pela “utilidade percebida com a adoção da GRH-e”. Dentre as variáveis de frequência analisadas, destaca-se o fator “implementação das práticas de RH na GRH-e”. Concluiu-se que há reconhecimento da importância da GRH-e nas organizações, no entanto, caminha mais no sentido de se automatizar atividades administrativas e operacionais, do que pelo desenvolvimento de parcerias estratégicas e ampliação da capacidade de atuação do RH nas organizações.
Abstract: Although the growing use of Electronic Human Resource Management (e-HRM) aims to contribute to making the Human Resources (HR) function more strategic in its activities, studies reveal that in many organizations, HR has not realized the benefit of achieving the transformative role of operating and contributing strategically – a role that e-HRM promises to provide. E-HRM is necessary for HR to play a strategic role, but it is not sufficient to make it a reality. For HR to become more strategic, it is suggested that HR needs to be able to use information from its e-HRM technology to initiate and support strategic decisions. At the same time, studies have shown difficulties in achieving a unified understanding of how this can happen. In this sense, this research has the overall objective of analyzing the contribution of Electronic Human Resource Management in organizations. To achieve this, specific objectives were defined, including the identification of factors that positively or negatively influence the adoption of e-HRM in organizations; an attempt to understand the mechanisms and social structures involved in the contribution of e-HRM to the organization; empirical identification of how HR practices are employed in e-HRM; and an analysis of the contribution characteristics of e-HRM, according to the degree of agreement of the defined constructs. A comprehensive literature review was conducted to identify related works and underlying results, with theoretical foundations in research involving Information Technology (IT) and Human Resource Management (HRM) such as Value Creation, Resource-Based View (RBV), Strategic Human Resource Management (SHRM), and Technology Acceptance Model (TAM). The methods employed to achieve the proposed objectives began with a philosophical perspective to understand the social phenomenon whose reality is constructed by the respondent; the research was characterized as mixed method, classified as descriptive, and applied in nature. A total of 106 participants were involved, with a non-probabilistic and convenience sample. A Likert-type questionnaire, consisting of both objective and subjective questions, was used as the data collection instrument in the methodology. Descriptive statistics and factor analysis were employed for the presentation and analysis of quantitative data. For qualitative questions, Bardin's content analysis was used. As a result, socio-economic factors showed a dominance of HR professionals in the age range of 36 to 45, academic background in Psychology, working in private organizations with more than 1,000 employees, and a dominance of 16 or more years of experience in HR. The dominance of the agreement variable of the "perception of managers' vision of e-HRM" factor was highlighted as having the greatest influence on the contribution to the organization, followed by the "perceived utility with the adoption of e-HRM." Among the analyzed frequency variables, the "implementation of HR practices in e-HRM" factor stood out. It was concluded that there is recognition of the importance of e-HRM in organizations; however, the focus tends to be more on automating administrative and operational activities rather than on the development of strategic partnerships and expanding the HR's capacity to act in organizations.
Asunto: Ciência da informação
Administração de pessoal
Tecnologia da informação
Sistemas de recuperação da informação - recursos humanos
Gestão de pessoas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/70797
Fecha del documento: 16-oct-2023
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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