Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/70839
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Márcio Mota Pereira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8706884297486555 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sônia Aparecida dos Anjos | pt_BR |
dc.creator | Nathália Crippa Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T15:31:28Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T15:31:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/70839 | - |
dc.description.abstract | This article intends to present possible paths to be followed by teaching professionals, proposing a didactic sequence interweaving activist art and technology. Based on Freirean concepts along with Ana Mae's triangular approach and aligned with the BNCC. Through a bibliographic review of other studies already carried out, the present study discusses the potential of working with activist art in school. With the intention that elementary school students can understand art also as a means of protest, finally discovering multiple tools to give visibility to their social demands and not just as something aesthetic. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo pretende apresentar possíveis caminhos a serem percorridos pelos profissionais docentes, propondo uma sequência didática entrelaçando arte ativista e tecnologia. Partindo de conceitos freireanos junto a abordagem triangular de Ana Mae e alinhados à BNCC. Através de uma revisão bibliográfica de outros estudos já realizados, o presente estudo discorre sobre as potencialidades em se trabalhar a arte ativista na escola. Com a intenção que os educandos do Ensino Fundamental I possam compreender a arte também como meio de protesto, descobrindo por fim múltiplas ferramentas para dar visibilidade às suas demandas sociais e não somente como algo estético. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte ativista | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e tecnologia | pt_BR |
dc.title | Arte ativista e tecnologia no ensino fundamental: caminhos possíveis | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NathaliaCrippaRocha_ARTIGO_ final editado.pdf | 300.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.