Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70839
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Márcio Mota Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8706884297486555pt_BR
dc.contributor.referee1Sônia Aparecida dos Anjospt_BR
dc.creatorNathália Crippa Rochapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-17T15:31:28Z-
dc.date.available2024-07-17T15:31:28Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/70839-
dc.description.abstractThis article intends to present possible paths to be followed by teaching professionals, proposing a didactic sequence interweaving activist art and technology. Based on Freirean concepts along with Ana Mae's triangular approach and aligned with the BNCC. Through a bibliographic review of other studies already carried out, the present study discusses the potential of working with activist art in school. With the intention that elementary school students can understand art also as a means of protest, finally discovering multiple tools to give visibility to their social demands and not just as something aesthetic.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo pretende apresentar possíveis caminhos a serem percorridos pelos profissionais docentes, propondo uma sequência didática entrelaçando arte ativista e tecnologia. Partindo de conceitos freireanos junto a abordagem triangular de Ana Mae e alinhados à BNCC. Através de uma revisão bibliográfica de outros estudos já realizados, o presente estudo discorre sobre as potencialidades em se trabalhar a arte ativista na escola. Com a intenção que os educandos do Ensino Fundamental I possam compreender a arte também como meio de protesto, descobrindo por fim múltiplas ferramentas para dar visibilidade às suas demandas sociais e não somente como algo estético.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte ativistapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherArte e tecnologiapt_BR
dc.titleArte ativista e tecnologia no ensino fundamental: caminhos possíveispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NathaliaCrippaRocha_ARTIGO_ final editado.pdf300.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.