Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/70843
Tipo: Dissertação
Título: Diversidade, narrativas de si e o ensino remoto: Um relato de experiências na formação de professores no PIBID Música da UEMG
Título(s) alternativo(s): Diversity, narratives of himself and remote teaching: A account of experiences in teacher training at PIBID Música at UEMG
Autor(es): Nelson Rodrigues Pombo Junior
Primeiro Orientador: Maurílio Andrade Rocha
Primeiro membro da banca : Eugênio Tadeu Pereira
Segundo membro da banca: Helena Lopes da Silva
Terceiro membro da banca: Mariana de Lima e Muniz
Resumo: Nesta pesquisa, ressalta-se a importância de uma Educação que valorize as diferenças considerando as diversas dimensões e pluralidades que compõem a identidade humana. No contexto específico da educação musical, buscou-se abordar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Subprojeto Artes-Música e Diversidade, que teve como tema principal a formação para a diversidade. O PIBID aconteceu durante o isolamento em virtude do fechamento das escolas, em um formato de ensino remoto emergencial (ERE). Esta dissertação é uma narrativa sobre a minha perspectiva, em que exerci a função de Professor Supervisor e parte do meu ponto de vista como pesquisador. O programa será discutido como uma política pública voltada para a profissionalização dos professores de música na formação inicial e continuada. A intenção deste estudo é contribuir para o debate sobre a importância do PIBID em Música, apresentando como as intervenções ocorreram em uma escola pública do ensino médio, sem pretensão de ser um modelo, mas demonstrando sua organização e execução. O subprojeto teve como objetivo discutir a educação inclusiva e diversificada, valorizando as múltiplas formas de expressão musical e promovendo uma formação docente mais crítica e emancipatória. Os procedimentos metodológicos adotados no programa incluíram o estudo de narrativas autobiográficas, de acordo com os referenciais de Kolb-Bernardes e Ostetto (2015), que foram fundamentais na produção da dissertação, que relaciona momentos da minha trajetória como artista, músico, professor e pesquisador, e que foram relevantes no processo de construção da minha própria identidade profissional. Durante a coleta de dados, foram verificados relatórios e planos de aula elaborados pelos bolsistas, estudantes da licenciatura, atas de reuniões, observações diagnósticas, intervenções e atividades formativas e didático-pedagógicas nas escolas. O intuito é enriquecer o debate acerca do PIBID, por considerá-lo como uma política pública significativa, com o propósito de fortalecer sua consolidação, destacando a sua importância. Para essa reflexão, recorre-se aos autores e referências teóricas abordadas no PIBID e aos autores que dialogam com as temáticas trabalhadas no subprojeto sob diferentes perspectivas. Dentre os pensadores da educação, destacam-se Paulo Freire (2002) e António Nóvoa (2017). No âmbito da educação musical, considera-se o pensamento de Violeta de Gainza (2015), autores que analisam os contextos escolares sob uma perspectiva sociológica, como Margarete Arroyo (2002), bem como as contribuições de Helena Lopes da Silva e José Baeta Zille (2015). Já o PIBID Música é discutido por Nair Pires (2015), Marino e Rodrigues (2018) e Cibele Lauria da Silva (2021). Em relação à pedagogia da música, a paisagem sonora e a atuação do professor de música, Murray Schafer (2011), bem como as contribuições de Cecília França (2015). Verificou-se como foi a abordagem em relação à diversidade no subprojeto, tendo Luis Ricardo Silva Queiroz (2024), como uma importante fonte, bem como outros texto que foram discutidos no âmbito do mestrado profissional.
Abstract: In this research, In this research, the importance of an education that values differences, considering the various dimensions and pluralities that compose human identity, is emphasized. In the specific context of music education, the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (PIBID) of the State University of Minas Gerais (UEMG), Arts-Music and Diversity Subproject, aimed primarily at diversity education. The PIBID occurred during school closures due to isolation, in an emergency remote teaching format (ERE). This dissertation is a narrative from my perspective, where I served as a Supervisor Teacher and contributed as a researcher. The program will be discussed as a public policy aimed at professionalizing music teachers in initial and ongoing education. The intention of this study is to contribute to the debate on the importance of PIBID in Music, presenting how interventions occurred in a public high school, without intending to serve as a model, but demonstrating its organization and implementation. The subproject aimed to discuss inclusive and diverse education, valuing multiple forms of musical expression and promoting a more critical and emancipatory teacher education. The methodological procedures adopted in the program included the study of autobiographical narratives, following the references of Kolb-Bernardes and Ostetto (2015), which were fundamental in the production of the dissertation, relating moments of my journey as an artist, musician, teacher and researcher, fundamental to the formation of my professional identity. During data collection, reports and lesson plans prepared by scholarship holders, undergraduate education students, meeting minutes, diagnostic observations, interventions, and educational activities in schools were examined. The aim is to enrich the debate on PIBID, considering it a significant public policy, with the purpose of strengthening its consolidation and highlighting its importance. To support this reflection, authors and theoretical references discussed within PIBID and those relevant to the subproject's themes from various perspectives were consulted. Among educational thinkers, Paulo Freire (2002) and António Nóvoa (2017) stand out. In the field of music education, Violeta de Gainza's (2015) ideas are considered, as well as authors who analyze school contexts from a sociological perspective, such as Margarete Arroyo (2002), and contributions from Helena Lopes da Silva and José Baeta Zille (2015). The PIBID Music is discussed by Nair Pires (2015), Marino and Rodrigues (2018), and Cibele Lauria da Silva (2021). Regarding music pedagogy, soundscapes, and the role of the music teacher, Murray Schafer (2011), and contributions from Cecília França (2015) were reviewed. The approach to diversity within the subproject, including Luis Ricardo Silva Queiroz (2024) as a significant source, along with other texts discussed within the professional master's program, was also examined.
Assunto: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Música - Instrução e estudo
Professores de música
Professores - Formação
Inclusão em educação
Ensino à distância
COVID-19 Pandemia, 2020
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes - Mestrado Profissional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/70843
Data do documento: 27-Mar-2024
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