Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/70848
Tipo: Dissertação
Título: Ansiedade matemática e memória de trabalho afetiva
Autor(es): Claudiron Junio Gomes Gonçalves
Primeiro Orientador: Vitor Geraldi Haase
Primeiro membro da banca : Cesar Alexis Galera
Segundo membro da banca: Eduardo de Paula Lima
Resumo: Esta dissertação objetivou tentar evidenciar a relação entre a ansiedade matemática (AM) e a memória de trabalho afetiva (MTA), um constructo que vem sendo estudado no decorrer dos últimos anos e, ao entender do autor deste trabalho, é primordial levar em consideração em qualquer modelo que vise a explicar os mecanismos de ação da ansiedade matemática. Nesse sentido, foi realizada uma revisão sistemática qualitativa, que teve como objetivo responder à seguinte pergunta: existem evidências para o constructo memória de trabalho afetiva? Com vistas a respondê-la, foi realizada uma busca sistematizada nos seguintes bancos de dados: PubMed, PsycINFO e Web of Science, com os seguintes termos de busca: “affective working memory” e “emotional working memory”. Os resultados foram apresentados e condensados em uma síntese narrativa. De igual modo, foi realizada uma revisão teórica em que se buscou apresentar a AM articulando-a ao constructo MTA, a qual permite lançar luz sobre os mecanismos de ação da AM sobre o desempenho, especial em tarefas matemáticas mais complexas, as quais mais sofrem seus efeitos. Concluiu-se, pois, que o constructo MTA parece sustentar-se empiricamente, ao menos segundo os estudos analisados e, sendo a AM uma ansiedade com objeto específico, pode-se conjecturar que exista, alguma relação entre a AM e a MTA.
Abstract: This dissertation aimed to try to highlight the relationship between mathematics anxiety (MA) and affective working memory (AWM), a construct that has been studied over the last few years and, in the opinion of the author of this work, it is essential to take into account in any model that aims to explain the mechanisms of action of mathematical anxiety. In this sense, a qualitative systematic review was carried out, which aimed to answer the following question: is there evidence for the construct of affective working memory? In order to answer it, a systematic search was carried out in the following databases: PubMed, PsycINFO and Web of Science, with the following search terms: “affective working memory” and “emotional working memory”. The results were presented and condensed into a narrative synthesis. Likewise, a theoretical review was carried out in which we sought to present AM, articulating it with the AWM construct, which allows to shed light on the mechanisms of action of MA on performance, especially in more complex mathematical tasks, which suffer most its effects. It was concluded, therefore, that the AWM construct seems to be empirically supported, at least according to the studies analyzed and, as MA is an anxiety with a specific object, it can be conjectured that there is some relationship between MA and AWM.
Assunto: Psicologia - Teses
Ansiedade - Teses
Memória - Teses
Trabalho - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/70848
Data do documento: 6-Abr-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ansiedade matemática e memória de trabalho afetiva.pdfDissertação - Ansiedade matemática e memória de trabalho afetiva1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.