Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70913
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSônia Cristina Deassispt_BR
dc.creatorJosé Alfredo Oliveira Debortolipt_BR
dc.creatorGenesco Alves de Sousapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-18T14:17:25Z-
dc.date.available2024-07-18T14:17:25Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.volume48pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage18pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S1678-4634202248245486pt_BR
dc.identifier.issn1678-4634pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/70913-
dc.description.abstractThe proposal of showcasing the learning processes through the daily practices of Reinado Mineiro is to expand an understanding of the numerous ways of learning. From this perspective, being involved in the daily practices leads us to describe and seek to understand how to become a Reinadeiro, especially through the musicality of Reinado’s children and youth. In the Quilombo da Irmandade do Rosário of Justinópolis/MG we find aesthetics designed in the dances, songs, and costumes that diversify in the various existing practices, such as the sacred drums of Candombe, the Irmandade do Rosário, the Caravana de Santos Reis, the Pastorinhas, the Capoeira Angola, the Arraial Pé de Cana, and the most recent Coral Vozes de Campanhã. In this territory, learning is present in the social life activities that are directly related to the acquisition of skills, to its relationships, contexts, and daily life which are shown in/with the day-to-day world, the territory where knowledge is built, felt and perceived. For these reflections we dialogue with Jean Lave’s “Social Theory of Practice” (1996), which claims a relational approach and whose fundamental principle is not to separate people from their daily lives, reaffirming that learning is inseparable from daily life and people’s lives.pt_BR
dc.description.resumoA proposta de apresentar os processos de aprendizagem por meio das práticas cotidianas do Reinado Mineiro perpassa por ampliar uma compreensão sobre as inúmeras maneiras de aprendizagem. Partindo dessa perspectiva, o envolvimento na prática nos remete a descrever e buscar compreender como se constitui o tornar-se reinadeiro, sobretudo pela musicalidade das crianças e dos jovens do Reinado. No Quilombo da Irmandade do Rosário de Justinópolis/MG encontramos uma estética desenhada nas danças, nos cantos e nas indumentárias que se diversificam nas diversas práticas existentes, como os tambores sagrados do Candombe, a Irmandade do Rosário, a Caravana de Santos Reis, as Pastorinhas, a Capoeira Angola, o Arraial Pé de Cana e o mais recente Coral Vozes de Campanhã. Neste território a aprendizagem está presente na atividade da vida social, um aprender diretamente relacionado à aquisição de habilidades, nas relações situadas, em contextos e cotidianos, sendo apresentadas no/com mundo vivido, território onde o conhecimento é construído, sentido e percebido. Para essas reflexões dialogamos com a “Teoria Social da Prática” de Jean Lave (1996), que reivindica uma abordagem relacional e cujo princípio fundamental é não separar as pessoas de suas vidas cotidianas, reafirmando que aprender é indissociável do cotidiano e da vida das pessoas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEducação e Pesquisa-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectQuilombo de Justinópolispt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subject.otherQuilombospt_BR
dc.subject.otherCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subject.otherCongadaspt_BR
dc.subject.otherFestas religiosaspt_BR
dc.subject.otherAntropologiapt_BR
dc.titleAprender a ser reinadeiro no cotidiano do quilombo da Irmandade do Rosário de Justinópolispt_BR
dc.title.alternativeLearning to be a reinadeiro in the daily life of the Quilombo da Irmandade do Rosário of Justinópolispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/ep/a/8cqz3Br4ZZwJBmpd4wndQxs/?format=pdf&lang=ptpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aprender a ser reinado no cotidiano do quilombo da Irmandade do Rosário de Justinópolis.pdf133.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.