Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/70964
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dc.creatorLeonardo de Paula Amorimpt_BR
dc.creatorMaria Inês Barreiros Sennapt_BR
dc.creatorGizelton Pereira Alencarpt_BR
dc.creatorLorrany Gabriela Rodriguespt_BR
dc.creatorJanice Simpson de Paulapt_BR
dc.creatorRaquel Conceição Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-18T21:24:30Z-
dc.date.available2024-07-18T21:24:30Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.spagee0233604pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1371/journal.pone.0233604pt_BR
dc.identifier.issn19326203pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/70964-
dc.description.abstractA qualidade dos cuidados de saúde oral pode ser avaliada com base no modelo estrutura-processo-resultado de Donabedian. Este estudo avaliou a associação entre a saúde bucal pública estrutura dos serviços e processo de trabalho das equipes de saúde bucal (ESB) e indicadores de desempenho (acesso e capacidade de resolução de problemas) no Brasil. Dados secundários de um programa nacional obtidos por meio de entrevistas e por observação em 2013/2014 foram analisados. Os indicadores de desempenho foram Cobertura da Primeira Consulta Odontológica Agendada (FDA) (< ou the média) e relação entre tratamentos concluídos e primeiras consultas odontológicas agendadas (CT/FDA) (< 1 ou 1). A estrutura foi avaliada pela soma dos instrumentos disponíveis, equipamentos e suprimentos. Análises de classes latentes foram utilizadas para identificar grupos semelhantes (consolidados, em desenvolvimento e incipientes) de ESB de acordo com o processo de trabalho (planejamento de ações, promoção da saúde e ações intersetoriais e atenção integral à saúde). Cada OHT também foi descrito quanto ao número da equipe de saúde em que atua a ESB, se a unidade básica de saúde recebe alunos/professores, frequência de atendimento prestado fora da cobertura da ESB e da participação na telessaúde. Modelos de regressão logística múltipla foram ajustado para cada indicador de desempenho. Um total de 16.189 (99,8%) e 16.192 (99,9%) OHTs localizados em 4.344 (78,0%) municípios possuíam dados completos sobre o processo e estrutura de trabalho. 91,92% dos ESB apresentando CT/FDA 1 e 37,05% apresentando FDA a média. O planejamento consolidado das ações e melhores condições estruturais estiveram associados ao melhor desempenho. Observou-se maior frequência de CT/FDA 1 entre as ESB com atenção integral à saúde consolidada e aquelas que realizavam telessaúde. OHTs que serviram indivíduos fora da cobertura da ESB diariamente e que trabalhavam com duas a nove Equipes de Saúde apresentaram maior frequência de FDA – média. ESBs com melhores condições estruturais e de processo de trabalho tiveram melhor desempenho.pt_BR
dc.description.resumoThe quality of oral health care might be evaluated based on Donabedian’s structure-process-outcome model. This study assessed the association between the oral health public services structure and work process of oral health teams (OHT) and performance indicators (access and problem-solving capacity) in Brazil. Secondary data from a national program obtained through interviews and by observation in 2013/2014 were analyzed. The performance indicators were Coverage of First Scheduled Dental Appointment (FDA) (< or the mean) and Ratio between Completed Treatments and First Scheduled Dental Appointments (CT/FDA) (< 1 or 1). The structure was assessed by the sum of available instruments, equipment, and supplies. Latent class analyses were used to identify similar groups (consolidated, developing, and incipient) of OHT according to the work process (planning of actions, health promotion and intersectoral actions, and integral health care). Each OHT was also described regarding the number of the health team in which the OHT operates, whether the primary care unit receives students/teaches, frequency of care provided outside of OHT coverage, and participation in telehealth. Multiple logistic regression models were adjusted for each performance indicator. A total of 16189 (99,8%) and 16192 (99,9%) OHTs located in 4344 (78,0%) municipalities had complete data on the work process and structure. 91.92% of OHTs presenting CT/FDA 1 and 37.05% presenting FDA the mean. Consolidated planning of actions and better structural conditions were associated with better performance. A higher frequency of CT/FDA was observed among OHTs with consolidated integral health care and those that performed telehealth. OHTs that served individuals outside of OHT coverage daily and that worked with two to nine Health Teams presented a higher frequency of FDA the mean. OHTs with better structural and work process conditions had better performance.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAO - DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPlos Onept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOral Healthpt_BR
dc.subjectDental Health Servicespt_BR
dc.subjectPreventive Dentistrypt_BR
dc.subjectPublic Healthpt_BR
dc.subject.otherSaúde Bucalpt_BR
dc.subject.otherSaúde Públicapt_BR
dc.subject.otherServiços de Saúde Bucalpt_BR
dc.subject.otherOdontologia Preventivapt_BR
dc.titlePublic oral health services performance in Brazil: Influence of the work process and service structurept_BR
dc.title.alternativeDesempenho dos serviços públicos de saúde bucal em Brasil: Influência do processo de trabalho e estrutura de serviçopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0233604pt_BR
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