Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/71050
Type: Artigo de Periódico
Title: BNCC, reforma do ensino médio e questões de gênero: disputas para o controle do conhecimento
Other Titles: National Curricular Common Core (BNCC), high school reform and gender issues: disputes around knowledge control
Authors: Carolina Giovannetti
Shirlei Rezende Sales
Abstract: Neste artigo, analisamos as reformas educacionais implementadas no Brasil na última década, nomeadamente a Reforma do Ensino Médio e a implementação da Base Nacional Comum Curricular. Utilizamos como fonte para a análise documental qualitativa aqui efetuada a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e o site do Novo Ensino Médio. Também analisamos excertos dos sites das organizações Escola sem Partido e Todos pela Educação, além de matérias jornalísticas sobre o assunto. Com base nessas análises, argumentamos que as reformas educacionais e a estipulação de currículos únicos são estratégias políticas de imposição de determinados saberes e conhecimentos, sob a justificativa de melhoria do ensino, para aumentar a eficiência do Ensino Médio e com isso, supostamente, promover a qualidade de educação. Saberes relativos a gênero são negligenciados nestes currículos, buscando banir conhecimentos considerados ideológicos.
Abstract: This research paper analyzes educational reforms implemented in Brazil in the last decade, namely the High School Reform and implementation of the National Curricular Common Core. Qualitative document analysis focused on the National Curricular Common Core document and the website “Novo Ensino Médio” (“New High School”) as sources. Extracts of websites belonging to the organizations “Escola Sem Partido” ("Nonpartisan School”) and “Todos Pela Educação” (“All For Education”), as well as journalistic pieces on the subject, were also scrutinized. It is argued that educational reforms and the resolution to adopt one unified curriculum are political strategies of imposing specific knowledge and understading under the justification of improving teaching, enhancing High School efficiency, and overall increasing of quality in education. Knowledge regarding gender is neglected under such curriculum, which aims to cast out any knowledge considered to be idological.
Subject: Currículo escolar -- Brasil
Reforma do ensino -- Brasil
Ensino médio -- Brasil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20385.064
URI: http://hdl.handle.net/1843/71050
Issue Date: 16-Dec-2022
metadata.dc.url.externa: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20385
metadata.dc.relation.ispartof: Olhar de Professor
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BNCC, Reforma do Ensino Médio e questões de gênero.pdf283.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.