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Tipo: Artigo de Evento
Título: Centralidade digital e redes urbanas: um estudo da hierarquia digital dos municípios brasileiros
Autor(es): Pedro Mendes Loureiro
Diego Las Casas
Ana Flavia Machado
Rodrigo Ferreira Simoes
Resumen: A digitalização é um processo multidimensional de grande relevância econômica e social. Não obstante, é de difícil mensuração e sua relação com outros fenômenos econômicos é pouco compreendida. Este artigo apresenta quatro contribuições inter-relacionadas ao campo: propõe e aplica uma medida de digitalização ao conjunto dos municípios brasileiros, desenvolve uma tipologia dos municípios em termos de centralidade digital, explora a relação entre esta e a centralidade urbana e, por fim, estima os determinantes da centralidade digital. Através de amplo conjunto de fontes, faz-se uma análise de componentes principais e identificam-se duas dimensões da digitalização: uma geral, com contribuição positiva de todas as variáveis, e uma secundária que diferencia entre difusão do acesso digital e desenvolvimento de infraestrutura de ponta. Em seguida, uma análise de cluster sobre as mesmas variáveis identifica cinco categorias de municípios: 2,225 digitalmente excluídos, 2,477 com presença marginal da digitalização, 764 usuários passivos de conteúdo digital, 95 desenvolvedores autônomos com centralidade digital – os ecossistemas digitais – e 4 grandes hubs digitais. Os clusters são validados externamente através de big data, e então explora-se a relação entre centralidade urbana e centralidade digital através de um modelo logit multinomial. Encontra-se estreita relação entre atributos urbanos e digitalização e demonstra-se que o avanço desta está associado inicialmente a questões educacionais, mas que somente a integração com atividades econômicas de alto valor agregado é capaz de levar a condições de efetiva centralidade digital. Através dos resultados exploram-se as implicações em termos de políticas públicas, ressaltada a necessidade de medidas ativas de inserção digital para evitar o reforço de desigualdades regionais, econômicas e sociais
Abstract: Digitalisation is a multidimensional process of great economic and social relevance. It is, nevertheless, markedly difficult to measure, and its relationship to other economic phenomena is poorly understood. This paper presents four interrelated contributions to this field: it proposes and applies a measure of digitalisation to all Brazilian municipalities; it develops a typology of the latter in terms of digital centrality; it explores the relation between digital and urban centrality; and it estimates the determinants of digital centrality. With data from several sources, a principal component analysis is run and two main dimensions of digitalisation are identified: a general one, with a positive contribution from all variables, and a secondary one that discriminates between the diffusion of digital access and the development of high-end infrastructure. A cluster analysis performed over the same data identifies five categories of municipalities: 2,225 digitally excluded ones, 2,477 with marginal digitalisation, 764 passive users of digital content, 95 autonomous content developers, with digital centrality – which can properly be called digital ecosystems – and 4 large digital hubs. The clusters are externally validated through big data, and then a multinomial logit model explores the relation between urban and digital centrality. The paper finds a strict connection urban attributes and digitalisation. It moreover shows how the latter’s initial stages are stimulated by educational improvements, but it is only by becoming integrated with high valued added economic activities that digital centrality is effectively reached. The implications for public policies are then explored, highlighting the need for active initiatives to spur the digital inclusion of the population, under risk of heightening regional, economic and social inequalities
Asunto: Economia
Inclusão digital
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/71181
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://ideas.repec.org/p/anp/en2016/152.html
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Economia
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