Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/71239
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Retórica, escrita jornalística e instrução: narrativas políticas em disputa no Império brasileiro (Minas Gerais, 1825-1832)
Título(s) alternativo(s): Rhetoric, periodistic scripture and instruction: political narratives in dispute in imperial Brazil (Minas Gerais, 1825-1832)
Autor(es): Mônica Yumi Jinzenji
Priscilla Samantha Barbosa Verona
Resumen: O artigo analisa a função educativa dos jornais do período de 1825 a 1832, problematizando as estratégias de escrita dos seus redatores. Dialoga com autores do campo da História da Leitura e da História da Cultura Escrita, utilizando como fontes, quatro periódicos liberais de grande circulação, impressos na província de Minas Gerais, e dois compêndios de retórica impressos em Portugal no século XVIII. Identifica os elementos da Retórica como fórmula para construir os argumentos em defesa da monarquia constitucional e combate ao absolutismo. São analisadas três estratégias comuns utilizadas pelos redatores para persuadir os leitores e influenciar a opinião pública: a produção da polêmica pela polarização política simplificada; a instituição do medo e do risco iminente do Brasil retornar ao status de colônia portuguesa; e a ridicularização dos opositores políticos por meio da ironia e do deboche. Essas estratégias demonstram a influência de elementos da oralidade na escrita dos jornais, condicionada pela ambiência intelectual e política dos redatores, e pela necessidade de atingir a ampla população não leitora do período.
Abstract: The article analyses the educational function of newspapers published from 1825 to 1832, problematizing their writing strategies. It dialogues with authors from the field of History of reading and History of writing culture and uses four liberal wide circulating newspapers printed in Minas Gerais and two rhetoric compendiums issued in Portugal in the 18th century as the source. It identifies rhetorical elements as a formula to construct the arguments to fight absolutism and defend the constitutional monarchy. It analyses three usual strategies used by the writers to persuade their readers and influence public opinion: the production of controversy by simplifying political polarization; the institution of fear reinforcing the imminent risk of becoming a Portuguese colony again; and ridiculing political enemies by irony and debauchery. These strategies show the influence of orality elements into newspaper writing, conditioned by the writer’s intellectual and political ambiance, intending to reach the broad non-reader population of the period.
Asunto: Liberalismo
Jornais
Retórica
Escrita -- História
Século XIX
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.78350
URI: http://hdl.handle.net/1843/71239
Fecha del documento: 29-jul-2022
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/er/a/kLngXgcsJXKgRYtPMQ8FnHk/#
metadata.dc.relation.ispartof: Educar em Revista
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Retórica, escrita jornalística e instrução narrativas políticas.pdf387.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.