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Tipo: Artigo de Evento
Título: A crise pandêmica sob uma perspectiva (não) moderna: fatos tecnocientíficos e democracia no contexto brasileiro
Título(s) alternativo(s): The pandemic crisis from a (non) modern perspective: technoscientific facts and democracy in the brazilian context
Autor(es): Sarah Eliane de Matos Silva
Fábio Augusto Rodrigues e Silva
Juliana Carvalho Tavares
Francisco Angelo Coutinho
Resumen: Neste texto é apresentado um estudo teoria ator-rede sobre a pandemia do coronavírus, evidenciando tal entidade como um elemento híbrido que se alia e movimenta diferentes entidades e se estabelece como central para a crise epidemiológica que se inicia em 2020. O objetivo é identificar os principais actantes mobilizados e evidenciar como se associam por meio do mapeamento das ações iniciais do Ministério da Saúde frente à pandemia no combate ao novo vírus. Para isso, apresentamos um relato ator-rede embasado em dados extraídos de boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde. A análise propicia uma compreensão mais ampla do problema que não se restringe a uma dimensão unidimensional da realidade e traz subsídios para se pensar e também promover uma educação científica que oferece oportunidades para enfrentar diferentes questões da sociedade moderna em espaços mais dialógicos e mais abertos às controvérsias e para a complexidade dos fenômenos tecnocientíficos.
Abstract: This text presents an actor-network theory study about the coronavirus pandemic, showing this entity as a hybrid element that allies and moves different entities and establishes itself as central to the epidemiological crisis that begins in 2020. The objective is to identify the main mobilized actors and show how they are associated through the mapping of the initial actions of the Ministry of Health in the face of the pandemic in the fight against the new virus. For that, we present an actor-network report based on data extracted from epidemiological bulletins of the Ministry of Health. The analysis provides a broader understanding of the problem that is not restricted to a unidimensional dimension of reality and provides subsidies for thinking and also promoting a scientific education that offers opportunities to face different issues of modern society in spaces that are more dialogic and more open to controversies and for the complexity of technoscientific phenomena.
Asunto: Pandemia
Democracia
Teoria ator-rede
COVID-19 (Doença)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
ICB - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFÍSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/71254
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76266
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
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