Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/71359
Type: Artigo de Periódico
Title: Hipoglicemiantes orais para diabetes mellitus tipo 2: comparação de preços no Brasil e em outros sistemas universais de saúde
Other Titles: Oral hypoglycemic drugs for type 2 diabetes mellitus: comparisson of prices in Brazil and other universal health systems
Authors: Gustavo Laine Araújo de Oliveira
Jans Bastos Izidoro
Felipe Ferré
Samuel Rodrigues Almeida e Sousa
Francisco de Assis Acúrcio
Abstract: Objetivos: Estimar o preço médio dos hipoglicemiantes orais fornecidos pelo Sistema de Saúde Brasileiro (SUS) e compará-los com outros sistemas públicos de saúde. Métodos: Estudo transversal sobre preços de medicamentos adquiridos por instituições de Belo Horizonte (nível municipal), Minas Gerais (nível estadual) e federais em janeiro e fevereiro de 2014. Os preços médios foram calculados por dose diária definida (DDD) e comparados aos níveis de gestão e ao programa "Aqui Tem Farmácia Popular" (ATFP). Para comparação internacional, foram utilizados valores de ressarcimento da Espanha, Portugal, Reino Unido e Canadá (Província de Quebec). Resultados: Belo Horizonte apresentou preços médios mais altos que Minas Gerais. Em geral, os hipoglicemiantes orais essenciais adquiridos pelo SUS apresentaram preços mais baixos que o ATFP. Por exemplo, a glibenclamida 5 mg foi 1,023% mais cara. A metformina adquirida pelo ATFP foi mais cara que pelo SUS. Oito medicamentos adquiridos pelo SUS apresentaram valores médios acima do respectivo teto de preço brasileiro. Como comparação internacional, o SUS apresentou preços médios mais baixos para glibenclamida e metformina. No ATFP, a metformina foi mais cara que em outros países, enquanto a glibenclamida foi mais barata que em Portugal apenas. Conclusão: O nível de gestão municipal teve preços médios mais altos do que o nível estadual. Os hipoglicemiantes orais adquiridos pelo SUS são predominantemente mais baratos do que os ATFP. Os preços médios pagos pelo SUS são mais baixos, enquanto os preços pagos pelo ATFP são mais altos do que os valores reembolsados de outros países.
Abstract: Objectives: To estimate the average price of oral hypoglycemic agents provided by the Brazilian health system (SUS) and to compare them to other public health systems. Methods: Cross-sectional study about drug prices purchased by Belo Horizonte (municipal level), Minas Gerais (state level) and federal institutions in January and February of 2014. Average prices were calculated by defined daily dosage (DDD) and were compared to the management levels and the program "Aqui Tem Farmácia Popular" (ATFP). For international comparison, reimbursement values from Spain, Portugal, the United Kingdom and Canada (Province of Quebec) were used. Results: Belo Horizonte had higher average prices than Minas Gerais. In general, essential oral hypoglycemic agents purchased by the SUS had lower prices than ATFP. For example, glibenclamide 5 mg was 1.023% more expensive. Metformin purchased by ATFP was more expensive than by SUS. Eight drugs purchased by SUS had average values above the respective Brazilian price ceiling. As an international comparison, SUS had lower average prices for glibenclamide and metformin. In ATFP, metformin was more expensive than in other countries, while glibenclamide was cheaper than Portugal only. Conclusion: The municipal management level had higher average prices than state level. Oral hypoglycemic agents purchased by SUS are predominantly cheaper than ATFP. Average prices paid by SUS are lower, while the prices paid by ATFP are higher than the reimbursed amounts from other countries.
Subject: Hipoglicemiantes
Preço de medicamento
Assistência farmacêutica
Sistema Único de Saúde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAR - DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA SOCIAL
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1016/j.vhri.2018.01.008
URI: http://hdl.handle.net/1843/71359
Issue Date: Dec-2018
metadata.dc.url.externa: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2212109918300360
metadata.dc.relation.ispartof: Value in Health Regional Issues
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