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dc.contributor.advisor1Thomas La Borie Burnspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6219053705781925pt_BR
dc.contributor.referee1Miriam Piedade Mansur Andradept_BR
dc.contributor.referee2Marcel de Lima Santospt_BR
dc.contributor.referee3Clara Matheus Nogueirapt_BR
dc.contributor.referee4José Otaviano da Mata Machado Silvapt_BR
dc.creatorTiago Cabral Vieira Carvalhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5309035664598429pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-25T14:22:05Z-
dc.date.available2024-07-25T14:22:05Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/71361-
dc.description.abstractO argumento desta tese é embasado por dois princípios críticos. O primeiro consiste na tradição, conservada por uma sucessão de ilustres críticos shakespearianos, como Samuel Johnson, William Hazlitt, Andrew Cecil Bradley, Harold Goddard e Harold Bloom, de ênfase em personagens nas peças de William Shakespeare. A segunda é a grande divisão, feita por Northrop Frye na sua influente obra Anatomia da Crítica (1957), da literatura em dois modos literários: o cômico e o trágico. A ênfase em personagens leva a uma divisão também ampla de personagens dramáticos em dois tipos: cômicos e trágicos. No capítulo 1, é discutida a individualidade dos personagens nas obras de Shakespeare e como a natureza de suas vontades e inclinações pode ser entendida como cômica ou trágica, tendo em mente a teoria de Frye acerca da comédia. Nos capítulos 2 e 3, discuto como os personagens d’O Mercador de Veneza e de Medida por Medida incorporam uma natureza cômica e também mostro como o sentido cômico envolve um significado de encobrimento, um elemento não explorado por Frye. N’O Mercador de Veneza, Portia promove salvação evitando derramamento de sangue, embora as razões para suas ações permaneçam misteriosas, ou seja, as motivações por trás da salvação permanecem encobertas. Em Medida por Medida, Vincentio também promove salvação ao encobertar, por meio de ironia, as razões pelas quais a ordem social é mantida. Portanto, defendo que o sentido de acobertamento está relacionado ao cômico. Nos capítulos 4 e 5, discuto a destruição, elemento-chave do sentido trágico, em Rei Lear e em Hamlet. O que torna Hamlet trágico é sua natural incapacidade de aceitar a estrutura da realidade, o que o leva a perturbar o status quo. Hamlet, ao revelar a verdade sobre o assassinato de seu pai, remove a acobertamento da podridão da Dinamarca. O que torna Lear trágico é que a perturbação da ordem social pela qual ele é responsável o leva a concluir que o sofrimento é a essência da vida. Tanto em Rei Lear quanto em Hamlet, o sentido trágico deriva de uma incapacidade de aceitar a estrutura da realidade, o que faz emergir um sentido de vazio cosmológico, cujo encobrimento é removido em Rei Lear. Portanto, parte do sentido trágico em Shakespeare consiste na destruição do encobrimento que mantém a ordem social corrente. Por fim, no capítulo 6, mostro como a transformação que Macbeth sofre se deve a uma força desconhecida representada pelas bruxas e pelos espíritos que as controlam, ou seja, pelo destino. Macbeth, portanto, sofre uma transformação de natureza; ele passa de uma natureza (parcialmente) cômica para uma natureza trágica, o que significa que, ao assassinar Duncan contra sua vontade, ele destrói o acobertamento do destino, o principal responsável por sua mudança de natureza. Seu solilóquio final reflete tal transformação uma vez que se assemelha ao sentido de vazio cosmológico observado em Hamlet e Rei Lear.pt_BR
dc.description.resumoMy argument in this dissertation is supported by two critical principles. The first is the tradition of the emphasis on character in the plays of William Shakespeare by a succession of distinguished Shakespearean critics, such as Samuel Johnson, William Hazlitt, Andrew Cecil Bradley, Harold Goddard, and Harold Bloom. The second is Northrop Frye’s major division of literature, in his influential work Anatomy of Criticism (1957), into two literary modes: the comic and the tragic. My emphasis on character leads to an also broad division of dramatic characters into two types: comic and tragic. In chapter 1, I discuss the individuality of characters in Shakespeare’s works and how the nature of their wills can be understood as either comic or tragic with Frye’s theory of comedy in mind. In chapters 2 and 3, I discuss how the characters in The Merchant of Venice and in Measure for Measure embody a comic nature while also arguing that the comic sense involves a sense concealment, an element not explored by Frye. In The Merchant of Venice, Portia offers salvation by averting bloodshed, although the reasons for her actions remain mysterious, i.e., the murky motivations behind salvation remain concealed. In Measure for Measure, Vincentio also offers salvation by concealing, through irony, the reasons why social order is maintained. I hence argue that concealment is in fact related to the comic. In chapters 4 and 5, I discuss destruction, the key element of the tragic sense, in King Lear and in Hamlet. What makes Hamlet tragic is that he is not willing to accept the structure of reality, which leads him to disturb the status quo. Hamlet, by revealing the truth of his father’s murder, removes the concealment of the rottenness of Denmark. What makes Lear tragic is that the disturbance of social order for which he is responsible leads him to conclude that suffering is the essence of life. Both in King Lear and Hamlet, the tragic sense is conveyed by a lack of acceptance of the structure of reality, which leads to an overall feeling of cosmological emptiness, whose concealment is removed in King Lear. Therefore, part of the tragic sense in Shakespeare is the destruction of the concealment that holds the social order together. Finally, in chapter 6, I show how the transformation that Macbeth undergoes is due to an unknown force represented by the witches and the spirits that control them, that is, by fate. Macbeth, therefore, undergoes a transformation from a (partially) comic nature to a tragic one, by which I mean that, by murdering Duncan unwillingly, he brings a about destruction and removes the concealment of fate, which had played the main role in his change. His final soliloquy reflects his change of nature since it resembles the cosmological emptiness conveyed by Hamlet and King Lear.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectWilliam Shakespearept_BR
dc.subjectTexto teatralpt_BR
dc.subjectComédiapt_BR
dc.subjectTragédiapt_BR
dc.subjectAnálise de personagenspt_BR
dc.subject.otherShakespeare, William, 1564-1616. – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherTeatro inglês (Tragédia) – História e críticapt_BR
dc.subject.otherTeatro inglês (Comédia) – História e críticapt_BR
dc.subject.otherShakespeare, William, 1564- 1616 – Personagenspt_BR
dc.titleThe comic and the tragic nature in William Shakespeare: a characterological studypt_BR
dc.title.alternativeA natureza cômica e a natureza trágica em William Shakespeare: um estudo com ênfase em personagenspt_BR
dc.typeTesept_BR
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