Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/71463
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Distanciamento social e tempo livre: paradoxos vivenciados por estudantes da Universidade Estadual de Minas Gerais no âmbito do lazer
Título(s) alternativo(s): Social isolation and spare time: paradoxes experienced by students at the Minas Gerais State University with regard to leisure
Autor(es): César Teixeira Castilho
Sheylazarth Presciliana Ribeiro
Bruno Ocelli Ungheri
Resumo: A partir da oficialização do decreto sobre a pandemia do novo Coronavírusdivulgado pela OMS em março/2020, esta pesquisa vislumbrou analisar as primeiras consequências do distanciamento social no dia-a-dia de discentes da Universidade Estadual de Minas Gerias (UEMG), através de três grandes eixos: moradia; trabalho/renda e saúde/bem-estar. Para tanto, um questionário, tipo survey, foi elaborado com 42 questões. Percebeu-se uma precariedade crescente quanto à qualidade de vida e acesso aos aparatos eletrônicos, devido à crise socioeconômica engendrada pela pandemia, dos discentes e seus familiares. Foi perceptível uma nova conjuntura em termos espaciais e temporais na vida dos discentes, afetando o tempo de trabalho, o tempo livre e os lazeres. Conclui-se que, caso não haja uma ação efetiva do poder público, a desigualdade socialdo país tende a estender-se de súbito, com impactos agudos na dimensão do lazer.
Abstract: Based on the discussions about the contemporaneity and the officialization of law decree on the pandemic of the new coronavirus released by WHO in March / 2020, this research aimed to analyse the first consequences of social isolation in the day-to-day lives of students at the State University of Minas Gerais (UEMG), through three main axes: housing; work / income and health / well-being. In this aspect, a questionnaire, survey type, was elaborated with 42 questions. After material analysis, it is noticeable a growing precariousness in terms of quality of life, access to electronic devices, among others, due to the socioeconomic crisis engendered by the pandemic, of students and their families. In addition, a new conjuncture is perceived in spatial and temporal terms in the lives of students, greatly affecting the respondents' working time, spare time and leisure. It is concluded that, if there is no effective action by the public authorities, the country's social inequality tends to suddenly expand, opening up our social fracture.
Assunto: Lazer
COVID-19 (Doença)
Professores universitários
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.35699/2447-6218.2020.25216
URI: http://hdl.handle.net/1843/71463
Data do documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/25216
metadata.dc.relation.ispartof: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
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