Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/71807
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Sandra Regina Goulart Almeida | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1871947440058031 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | José de Paiva dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leila Assumpção Harris | pt_BR |
dc.creator | Mylena Weber Gravina | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2259967435288695 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-26T14:03:19Z | - |
dc.date.available | 2024-07-26T14:03:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/71807 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar comparativamente a performance de gênero e o senso de não-pertencimento de Esperanza e Alison, protagonistas, respectivamente, de The House on Mango Street, de Sandra Cisneros, e Fun Home: A Family Tragicomic, de Alison Bechdel. Alego que Esperanza e Alison experienciam o mesmo sentimento de não-pertencimento, que é fortemente influenciado por suas performances de gênero que desviam das normas compulsórias de suas comunidades, ainda que elas tenham diferentes vivências e desafiem os papéis de gênero cada qual de sua maneira. Enquanto Esperanza, como Mexicana-Americana, tenta conciliar sua herança cultural com a pessoa que quer se tornar, Alison desafia os ideais de seu pai para viver de maneira verdadeira consigo mesma. Para alcançar o objetivo estabelecido, conto não somente com teorias de não-pertencimento e performatividade de gênero, mas também com o conceito de subjetividade. Antes de comparar Esperanza e Alison, também faço uma análise individual de cada personagem para entendê-las como sujeitos e indivíduos únicos. Este estudo mostra que as duas personagens escolhem agir, de formas diferentes, em dissonância da matriz heterossexual, especialmente no que concerne suas performances de gênero, que as fazem ser percebidas como incomuns por aqueles que as cercam. Além disso, elas compartilham um sentimento conflitante de (não-)pertencimento, mas somente Alison é capaz de encontrar, ao final de sua narrativa, uma comunidade a qual sente que pertence. | pt_BR |
dc.description.resumo | This research aims to comparatively analyze the gender performance and sense of non-belonging in relation to Esperanza and Alison, protagonists, respectively, of Sandra Cisneros’s The House on Mango Street and Alison Bechdel’s Fun Home: A Family Tragicomic. I claim that Esperanza and Alison experience the same feeling of non-belonging, which is heavily influenced by their gender performances that deviate from the compulsory norms of their communities, even if they come from different backgrounds, and challenge gender roles in their own unique ways. While Esperanza, as a Chicana, attempts to reconcile her heritage to whom she wishes to become, Alison defies her father’s ideals to live truthfully according to her own beliefs and wishes. To achieve the stated objective, I rely not only on theories of non-belonging and gender performativity, but also on the concept of subjectivity. Before comparing Esperanza and Alison, I also make an individual analysis of each character to understand them as subjects and unique individuals. This study shows that the two characters choose to act in different ways in dissonance from the heterosexual matrix, especially in what concerns their gender performance, which makes them be perceived as unusual by those on their surroundings. Moreover, they share a conflicted feeling of (non-)belonging, but only Alison is able to eventually find by the end of her narrative a community to which she feels she belongs. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Non-belonging | pt_BR |
dc.subject | Gender performance | pt_BR |
dc.subject | Subjectivity | pt_BR |
dc.subject | Sandra Cisneros | pt_BR |
dc.subject | Alison Bechdel | pt_BR |
dc.subject | Comparative Studies | pt_BR |
dc.subject.other | Cisneros, Sandra, 1954- – House on mango street – Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Bechdel, Alison, 1960- – Fun home – Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Subjetividade na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Identidade de gênero na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Ficção americana – Historia e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Histórias em quadrinhos – Estados Unidos – História e crítica | pt_BR |
dc.title | Wild horses: gender performativity and non-belonging in "The house on Mango Street" and "Fun home: a family tragicomic" | pt_BR |
dc.title.alternative | Cavalos selvagens: performatividade de gênero e não-pertencimento em "The house on Mango Street" e "Fun home: a family tragicomic" | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Mylena_Gravina_Pós-defesa.pdf | 13.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.