Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/71807
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sandra Regina Goulart Almeidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1871947440058031pt_BR
dc.contributor.referee1José de Paiva dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Leila Assumpção Harrispt_BR
dc.creatorMylena Weber Gravinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2259967435288695pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-26T14:03:19Z-
dc.date.available2024-07-26T14:03:19Z-
dc.date.issued2024-05-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/71807-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar comparativamente a performance de gênero e o senso de não-pertencimento de Esperanza e Alison, protagonistas, respectivamente, de The House on Mango Street, de Sandra Cisneros, e Fun Home: A Family Tragicomic, de Alison Bechdel. Alego que Esperanza e Alison experienciam o mesmo sentimento de não-pertencimento, que é fortemente influenciado por suas performances de gênero que desviam das normas compulsórias de suas comunidades, ainda que elas tenham diferentes vivências e desafiem os papéis de gênero cada qual de sua maneira. Enquanto Esperanza, como Mexicana-Americana, tenta conciliar sua herança cultural com a pessoa que quer se tornar, Alison desafia os ideais de seu pai para viver de maneira verdadeira consigo mesma. Para alcançar o objetivo estabelecido, conto não somente com teorias de não-pertencimento e performatividade de gênero, mas também com o conceito de subjetividade. Antes de comparar Esperanza e Alison, também faço uma análise individual de cada personagem para entendê-las como sujeitos e indivíduos únicos. Este estudo mostra que as duas personagens escolhem agir, de formas diferentes, em dissonância da matriz heterossexual, especialmente no que concerne suas performances de gênero, que as fazem ser percebidas como incomuns por aqueles que as cercam. Além disso, elas compartilham um sentimento conflitante de (não-)pertencimento, mas somente Alison é capaz de encontrar, ao final de sua narrativa, uma comunidade a qual sente que pertence.pt_BR
dc.description.resumoThis research aims to comparatively analyze the gender performance and sense of non-belonging in relation to Esperanza and Alison, protagonists, respectively, of Sandra Cisneros’s The House on Mango Street and Alison Bechdel’s Fun Home: A Family Tragicomic. I claim that Esperanza and Alison experience the same feeling of non-belonging, which is heavily influenced by their gender performances that deviate from the compulsory norms of their communities, even if they come from different backgrounds, and challenge gender roles in their own unique ways. While Esperanza, as a Chicana, attempts to reconcile her heritage to whom she wishes to become, Alison defies her father’s ideals to live truthfully according to her own beliefs and wishes. To achieve the stated objective, I rely not only on theories of non-belonging and gender performativity, but also on the concept of subjectivity. Before comparing Esperanza and Alison, I also make an individual analysis of each character to understand them as subjects and unique individuals. This study shows that the two characters choose to act in different ways in dissonance from the heterosexual matrix, especially in what concerns their gender performance, which makes them be perceived as unusual by those on their surroundings. Moreover, they share a conflicted feeling of (non-)belonging, but only Alison is able to eventually find by the end of her narrative a community to which she feels she belongs.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNon-belongingpt_BR
dc.subjectGender performancept_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectSandra Cisnerospt_BR
dc.subjectAlison Bechdelpt_BR
dc.subjectComparative Studiespt_BR
dc.subject.otherCisneros, Sandra, 1954- – House on mango street – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherBechdel, Alison, 1960- – Fun home – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherSubjetividade na literaturapt_BR
dc.subject.otherIdentidade de gênero na literaturapt_BR
dc.subject.otherFicção americana – Historia e críticapt_BR
dc.subject.otherHistórias em quadrinhos – Estados Unidos – História e críticapt_BR
dc.titleWild horses: gender performativity and non-belonging in "The house on Mango Street" and "Fun home: a family tragicomic"pt_BR
dc.title.alternativeCavalos selvagens: performatividade de gênero e não-pertencimento em "The house on Mango Street" e "Fun home: a family tragicomic"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Mylena_Gravina_Pós-defesa.pdf13.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.