Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/71906
Tipo: Dissertação
Título: Acurácia de uma nova fórmula preditiva de gasto energético em repouso para mulheres com sobrepeso e obesidade durante intervenção para perda de peso.
Título(s) alternativo(s): Accuracy of a new predictive formula for resting energy expenditure for overweight and obese women during weight loss intervention.
Autor(es): Patricia de Moura Domingues
primer Tutor: Adaliene Versiani Matos Ferreira
primer Co-tutor: Ana Maria dos Santos Rodrigues
primer miembro del tribunal : Luana Caroline dos Santos
Segundo miembro del tribunal: Laís Bhering Martins
Resumen: Introdução: A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, o que leva à necessidade de tratamentos eficazes. A intervenção nutricional é o principal método de manejo da obesidade, apesar das baixas taxas de sucesso, que podem estar relacionadas aos cálculos das necessidades energéticas baseadas em estimativas imprecisas para indivíduos com sobrepeso e obesidade. A imprecisão de fórmulas preditivas nesses indivíduos é ainda maior após o processo de perda de peso. Objetivo: O objetivo principal do presente estudo foi avaliar e comparar a acurácia de uma nova equação preditiva (EP) do gasto energético em repouso (GER) com EPs de uso habitual e com GER medido por calorimetria indireta (GERm), durante o processo de emagrecimento de mulheres com sobrepeso e obesidade, sedentárias e sem comorbidades. Método: Foi realizado um estudo de intervenção por 6 meses, não-randomizado, não-controlado. As medidas antropométricas, avaliação de composição corporal, teste de calorimetria indireta foram realizadas uma vez ao mês. Participaram do estudo, 71 mulheres com sobrepeso ou obesidade no tempo basal e os resultados apresentados são das mulheres que perderam peso em cada momento da avaliação (25 mulheres aos 30 dias, 16 aos 60 dias e 15 aos 90 dias). A coleta foi interrompida devido à pandemia da Covid-19 o que impediu que se completasse a amostra e o tempo total previsto do estudo. Foram testadas 9 EPs de uso habitual e a nova fórmula desenvolvida em trabalho prévio do nosso grupo de pesquisa. Resultados: A acurácia das EPs variou nos diferentes tempos de avaliação. Ao verificar a acurácia das EPs para as mulheres que apresentaram perda de peso em cada momento separadamente ao longo dos 90 dias, a nova fórmula não teve similaridade nem concordância com o GERm. A EP de Müller, com a variável peso, foi a única com acurácia individual acima de 70% aos 90 dias de intervenção, valor esse considerado adequado. A EP de Mifflin manteve similaridade em todos os tempos. Ao considerar o grupo de 11 mulheres que perdeu peso em todos os tempos ao longo dos 90 dias, a nova fórmula foi similar ao GERm e teve viés adequado (< 5%), demonstrando melhor precisão à medida que ocorre a perda de peso. Conclusão: A inconstância da acurácia individual das EPs nos diferentes momentos da intervenção demonstra a complexidade envolvida na determinação do GER das mulheres com excesso de peso. As alterações dinâmicas que ocorrem com a composição corporal ao longo da redução ponderal dificultam a estimativa do GER através de equações matemáticas. É importante que o estudo seja continuado para atingir a amostra e o tempo previsto a fim de confirmar a influência da perda de peso na acurácia das fórmulas e de verificar se a nova fórmula apresenta precisão para prever o gasto energético em repouso em mulheres com sobrepeso e obesidade em diferentes momentos do processo de emagrecimento.
Asunto: Metabolismo Energético
Perda de Peso
Dieta
Obesidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/71906
Fecha del documento: 23-oct-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DISSERTAÇÃO Patrícia Moura UFMG.pdf1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.