Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/71947
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Francisco Diaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4264522545656657pt_BR
dc.contributor.referee1Thalita Nogueira Diaspt_BR
dc.contributor.referee2Cláudia Ribeiro Rodriguespt_BR
dc.creatorFabiana Dias Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-26T15:52:22Z-
dc.date.available2024-07-26T15:52:22Z-
dc.date.issued2021-10-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/71947-
dc.description.abstractThe aim of this work is to address the importance of storytelling in Education Children aiming to improve pedagogical practice in schools through theoretical texts that can serve as a basis for the early childhood educator. It is necessary that for the teacher to be a good storyteller, body and oral knowledge and techniques are required, in addition to a good repertoire of narratives appropriate to the children's age group. Storytelling has a relevant importance for society, as it can awaken in individuals: ol enjoy reading, sharpening my critical sense and encouraging ethical principles, helping with emotional, cognitive, intellectual and psychological development. The school is a the gateways for children to have contact with literature and, in this environment, it is necessary to emphasize the importance of the art of storytelling, not only with the purpose of distracting or passing the time, but with the duty to encourage students to be conscientious citizens with an expanded vision of the world around them. The general objective of this work is to investigate the practice of storytelling, its structure and the benefits provided. As specific objectives, the aims of this research are to study the pedagogical work of storytelling in Early Childhood Education and how this practice interferes with the child's development. The analysis was based on theoretical-critical texts by Fanny Abramovich, José Nicolau Gregorin Filho, Josefa Ferreira de Lacerda, Ricardo Piglia, among others, and a questionnaire was also applied to twelve Kindergarten teachers from a municipal school in Belo Horizonte, to that, in addition to theory, the experiences lived in practice by the teachers were contemplated.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é abordar a importância da contação de histórias na Educação Infantil visando à melhoria da prática pedagógica nas escolas através de textos teóricos que podem servir de base para o educador infantil. Percebe-se que para o professor ser um bom contador de histórias, é requerido conhecimentos e técnicas corporais e orais, além de um bom repertório de narrativas adequadas à faixa etária das crianças. A contação de histórias tem uma relevante importância para a sociedade, já que pode despertar nos indivíduos: o gosto pela leitura, aguçar o senso crítico e estimular os princípios éticos, ajudar no desenvolvimento emocional, cognitivo, intelectual e psicológico. A escola é uma das portas de entrada para que as crianças tenham contato com a literatura e, neste ambiente, faz-se necessário realçar a importância da arte de contar histórias, não somente com a finalidade de distrair ou de passar o tempo, mas sim, com o dever de estimular os alunos a serem cidadãos conscientes e com visão ampliada do mundo que os cercam. Tem-se como objetivo geral deste trabalho, a investigação da prática de contação de histórias, sua estrutura e os benefícios proporcionados. Como objetivos específicos, os intuitos desta pesquisa são o estudo sobre o trabalho pedagógico da contação de histórias na Educação Infantil e como essa prática interfere no desenvolvimento da criança. A análise fundamentou-se em textos teórico-críticos de Fanny Abramovich, José Nicolau Gregorin Filho, Josefa Ferreira de Lacerda, Ricardo Piglia, dentre outros e também foi aplicado um questionário para doze professores da Educação Infantil de uma escola municipal de Belo Horizonte, para que além da teoria fosse contemplada as experiências vividas na prática pelos professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA contação de histórias para alunos da educação infantil: análises e reflexõespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC APÓS DEFESA Finalizado.pdf678.12 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons