Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/72183
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dc.contributor.advisor1Leandro Cardosopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3050651179200249pt_BR
dc.contributor.referee1Eliane de Souza Cruzpt_BR
dc.contributor.referee2Gisela Barcellos de Souzapt_BR
dc.contributor.referee3Silvia Regina Stuchi Cruzpt_BR
dc.contributor.referee4Samy Lanskypt_BR
dc.creatorAna Paula de Oliveira Freitaspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7491082422114159pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-31T17:18:32Z-
dc.date.available2024-07-31T17:18:32Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/72183-
dc.description.abstractThe encouragement of active modes of transportation, especially walking, represents a promising strategy for promoting various positive aspects to society, related to urban traffic, environmental and noise pollution, and even public health. However, walking is not universally identified by all pedestrian groups, and it is necessary to develop studies that can be sensitive to the context and the perspective of children and young people. Additionally, the use of citizen science allows the population to contribute and learn simultaneously in the process, and scientific learning for children and teenagers can foster citizenship, the development of their own voices, and democratic participation. Given the above, the overall objective of this research is to enhance an evaluation tool for walkability from the perspective of children and young people, which integrates pedestrians' perceptions as a determining factor in calculating the analysis of the importance of indicators through the use of a participatory methodology. The methodology was divided into stages, as follows: (1) the application of the participatory method with co-researchers; (2) the application of the technical method of walkability analysis; (3) the calculation of the Walkability Index score (with weighting); (4) the comparative analysis of the results (with and without weighting), and (5) the presentation of the results and collective construction of the action plan. The study was conducted with a group of co-researchers, students from a partner school, aged between 10 and 12 years old. It was found that seven indicators were more relevant to the group, with a weighting obtained through the statistical method of Mahalanobis distance. These indicators were: Greenery, Cleanliness, Visual Attractiveness, Sidewalk Pavement Condition, Intersection Signaling, Presence of Pedestrians, and Lighting. Regarding the influence of the participatory methodology, it was observed that there was significant engagement on the part of the co-researchers with the subject studied. It was also concluded that the creation of a weighted method was relevant for interpreting the results, as the public perspective influenced the walkability index score. Based on this, the collective construction of the action plan was carried out, and an executive summary of the research was produced to materialize the entire process, including the solutions proposed by the co-researchers. The research, therefore, addressed some gaps in the state of the art, making it relevant to apply studies that can contribute to a paradigm shift in society.pt_BR
dc.description.resumoO incentivo aos modos ativos de transporte, principalmente a caminhada, representa uma estratégia promissora para a promoção de diversos aspectos positivos à sociedade, relacionados ao tráfego urbano, à poluição ambiental e sonora e, inclusive, à saúde pública. A caminhada, contudo, não é universalmente identificada por todos os grupos de pedestres, sendo necessário desenvolver estudos que consigam ser sensíveis ao contexto e ao olhar do público infanto-juvenil. Além disso, o emprego de uma ciência cidadã faz com que a população contribua e aprenda simultaneamente no processo, sendo que o aprendizado científico às crianças e aos adolescentes pode desenvolver a relação de cidadania, de criação de vozes próprias e de participação democrática. Diante do exposto, o objetivo geral desta pesquisa é aprimorar uma ferramenta de avaliação da caminhabilidade sob a ótica do público infanto-juvenil, que integre a percepção dos pedestres como fator determinante do cálculo da análise do grau de importância dos indicadores, através do uso de uma metodologia participativa. A metodologia foi dividida em etapas, seguindo: (1) a aplicação do método participativo junto aos copesquisadores; (2) a aplicação do método técnico de análise sobre a caminhabilidade; (3) o cálculo da nota do Índice de Caminhabilidade (com ponderação); (4) a análise comparativa dos resultados (com e sem ponderação) e (5) a apresentação dos resultados e construção coletiva do plano de ação. O estudo foi desenvolvido junto a um grupo de copesquisadores, estudantes de uma escola parceira, com idades entre 10 e 12 anos. Verificou-se que sete indicadores eram mais relevantes ao grupo, apresentando uma ponderação obtida pelo método estatístico de distância de Mahalanobis, sendo estes: Arborização, Limpeza, Atratividade visual, Conservação do pavimento da calçada, Sinalização na interseção, Presença de pedestres e Iluminação. Quanto à influência da metodologia participativa, atestou-se que houve um significativo engajamento por parte dos copesquisadores com o tema estudado. Concluiu-se, também, que a criação de um método com ponderação foi relevante para a interpretação dos resultados, visto que a perspectiva do público influenciou na nota do índice de caminhabilidade. Partindo disso, foi realizada a construção coletiva do plano de ação, sendo produzido um sumário executivo da pesquisa, de forma a materializar todo o processo, incluindo as soluções propostas pelos copesquisadores. A pesquisa, portanto, atuou na redução de algumas lacunas do estado da arte, se fazendo relevante aplicar estudos que consigam contribuir para uma mudança de paradigma na sociedade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMobilidade ativapt_BR
dc.subjectCaminhabilidadept_BR
dc.subjectCiência cidadãpt_BR
dc.subjectMetodologia participativapt_BR
dc.subjectPúblico infanto-juvenilpt_BR
dc.subject.otherTransportespt_BR
dc.subject.otherCaminhabilidadept_BR
dc.subject.otherPedestrespt_BR
dc.subject.otherMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.otherCidadaniapt_BR
dc.subject.otherParticipação do cidadãopt_BR
dc.titleCiência cidadã e requalificação do espaço urbano : redescobrindo a caminhabilidade sob a ótica infanto-juvenilpt_BR
dc.title.alternativeCitizen science and urban space requalification : the (re)discovery of walkability from a child and youth perspectivept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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