Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/72189
Type: Artigo de Periódico
Title: Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade
Other Titles: Gradual increment on practice variability: effects on structure learning and skill parametrization
Authors: Marcelo Silva Januário
Herbert Ugrinowitsch
Guilherme Menezes Lage
Márcio Vieira
Rodolfo Novellino Benda
Abstract: Tradicionalmente, na aprendizagem de habilidades motoras a prática tem sido estruturada de forma constante, em blocos, seriada ou aleatória. Tem sido proposta a superioridade da prática variada sobre a prática constante bem como da prática aleatória e seriada sobre a prática em blocos. Atualmente tem sido observada uma especifi cidade do tipo de prática: a prática constante auxilia na formação de uma estrutura de movimento, especialmente no início da aprendizagem e a prática variada na melhora da parametrização. O presente estudo investigou diferentes regimes de prática e a sua combinação numa sequência que fornece um aumento gradual de variabilidade (constante, blocos e aleatório) na aquisição de habilidades motoras. A amostra foi distribuída em quatro grupos (n = 10): CCC (constante), BBB (blocos), AAA (aleatório) e CBA (constante-blocos-aleatório). O experimento foi dividido em fase de aquisição e teste de transferência. Na fase de aquisição a tarefa foi pressionar teclas numéricas do teclado de um computador em uma sequência (2, 8, 6, 4) com o dedo indicador, com tempo relativo entre os componentes especifi cado (22,2%, 44,4% e 33,3%) e com os seguintes tempos totais (700, 900 e 1100 ms) estabelecidos conforme o delineamento experimental. Os resultados do teste demonstraram superioridade dos grupos CBA e AAA na medida de erro absoluto, dos grupos CCC e BBB na medida de erro relativo e dos grupos CCC, BBB e CBA na medida de variabilidade de erro relativo. Tais resultados demonstram que os regimes de prática que forneceram menor variabilidade conduziram ao aprendizado de uma estrutura de movimento, enquanto que as que forneceram maior variabilidade resultaram na melhora da capacidade de parametrização.
Abstract: Traditionally, on the learning of motor skill practice has been scheduled in constant, blocked, serial or random fashion. A superiority of variable over constant practice has been suggested as well as random and serial practices over blocked practice. Recently a specifi city of the type of practice has been observed: constant practice helps the formation of a movement structure, especially in the early learning, and the variable practice improves parameterization. This study investigated different practice schedules and their combinations in a sequence that provides a gradual increment of variability (constant, blocked, and random) in the acquisition of motor skills. Participants were divided into four groups (n = 10): CCC (constant), BBB (blocked), RRR (random) and CBR (constant-blocked-random). The experiment consisted of an acquisition phase and a transfer test. In the acquisition phase the task comprised pressing a numeric keyboard in a given sequence (2, 8, 6, 4) with the index fi nger, with fi xed relative timing among presses (22.2%, 44.4% and 33.3%) and specifi c total times (700, 900 and 1100 ms) determined by the experimental design. The test results showed a superiority of CBR and RRR groups in the absolute error measure, of CCC and BBB groups in the relative error measure, and CCC, BBB and CBR groups in the variability of relative error measure. These results evidence the practice schedules that provided smaller variability led to the learning of a movement structure, whereas the ones that provided greater variability culminated in the improvement in parameterization.
Subject: Esportes
Capacidade motora
Aprendizagem motora
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.1590/1807-55092016000300769
URI: http://hdl.handle.net/1843/72189
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/FJsDKy8sFzjHFvJszJV6wPR/abstract/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aumento gradual da variabilidade de prática.pdf506.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.