Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/72255
Tipo: Dissertação
Título: Experiências laboratoriais de Helena Antipoff na Fazenda do Rosário: apropriações de Édouard Claparède (1939-1974)
Título(s) alternativo(s): Laboratory experiences of Helena Antipoff at Fazenda do Rosário: appropriations of Édouard Claparède (1939-1974)
Autor(es): Paula Dantas de Oliveira Pelizer
Primeiro Orientador: Raquel Martins de Assis
Primeiro membro da banca : Maria Cristina Soares de Gouvêa
Segundo membro da banca: Camila Jardim de Meira
Resumo: Esta pesquisa apresenta dimensões das experiências laboratoriais de Helena Antipoff com apropriações de Édouard Claparède na Fazenda do Rosário, no período de 1939 a 1974, considerando múltiplas contextualizações para materialização de um patrimônio intelectual no Brasil. A pesquisa buscou investigar como as ideias de Édouard Claparède sobre a Psicologia Científica e Experimental foram apropriadas em Experiências Laboratoriais propostas por Helena Antipoff na Fazenda do Rosário, identificando-se elementos de suas obras que fossem congruentes e atribuídos a perspectiva de laboratório promovida por Antipoff e colaboradores em região metropolitana de Minas Gerais. Este trabalho consiste em pesquisa documental de caráter historiográfico no acervo do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), numa perspectiva micro-histórico-cultural e constituída por análise de conteúdo de fontes históricas. Para construção do corpus documental, foram inicialmente selecionadas fontes com os descritores: Laboratório(s), Labor e Laborioso(a); e posteriormente selecionados documentos com referências a ideias e conceitos de Èdouard Claparède para construção de um corpus documental. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de valorização de intelectuais da Psicologia Científica e Experimental no Brasil, pelo reconhecimento de representações e práticas de uma cultura científica em contexto rural brasileiro, e pela necessidade de novos olhares para pesquisa histórica nas áreas de Psicologia e Educação. As experiências laboratoriais foram conceptualizadas mediante identificação de unidades de significado e dimensões de uma cultura científica local, articulando-se dialeticamente: apropriações da Psicologia Cientifica e Experimental de Édouard Claparède, representações culturais relacionadas a marcos históricos em múltiplos contextos, e práticas culturais como unidades de trabalho; numa proposta de variação dos elementos em escalas historiográficas para construção de uma narrativa caracteristicamente micro-histórico-cultural. A compreensão de aspectos da cultura científica da Fazenda do Rosário se revela nesta pesquisa em laboratórios com funções de ensino-pesquisa e pesquisa-extensão, e em experiências que integram arte, cultura e ciência a partir de diversos tipos de trabalho. Para descrição das dimensões que compõem o construto denominado experiências laboratoriais, considerou-se uma perspectiva científicoempírica de laboratório articulada à ideia de micro-espaços para construção de conhecimentos científicos. A articulação entre unidades de significado emergentes da análise documental, com objetos concretos e abstratos de uma cultura científica, revela atitudes e ações direcionadas para promoção de desenvolvimento humano integral no Brasil, considerando medidas e dimensões entre subjetividade - objetividade e inteligência empírica - inteligência abstrata. As experiências laboratoriais investigadas articulavam uma Educação Funcional e uma Educação Integral para difusão de ideias modernistas e relacionadas ao progresso civilizatório, materializando-se como expressões modernas e como instrumentos para um trabalho da inteligência no Brasil. Helena Antipoff teria buscado instrumentalizar cientificamente educadores e promover espaços férteis para um trabalho humano integral, promovendo a elevação cultural e espiritual das comunidades atendidas. Portanto, as experiências laboratoriais de Helena Antipoff com apropriações de Édouard Claparède na Fazenda do Rosário foram expressão da interrelação histórico-cultural entre elementos da Escola Ativa europeia e da Escola Nova no Brasil, e estavam alinhadas à um trabalho da inteligência em prol de uma Educação para a paz, contribuindo para produção de um patrimônio intelectual e caracteristicamente humano no Brasil.
Assunto: Antipoff, Helena - 1892-1974
Claparède, Èdouard - 1873-1940
Educação
Psicologia experimental
Psicologia educacional
Experiências
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/72255
Data do documento: 25-Out-2023
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