Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/72547
Type: Dissertação
Title: O ser Enfermeiro Gestor e o sofrimento moral de profissionais de enfermagem na pandemia de COVID-19 no ambiente hospitalar
Other Titles: Being-a-nurse-manager and the moral distress of nursing professionals in the COVID-19 pandemic in the hospital environment
Authors: Gabriela da Costa Soares
First Advisor: Carolina da Silva Caram
First Referee: Laura Cavalcante de Farias Brehmer
Second Referee: Maria José Menezes Brito
Abstract: A pandemia de covid-19 gerou importantes desdobramentos no sistema de saúde brasileiro, exigindo sua reorganização para o atendimento de diferentes demandas apresentadas, especialmente nos hospitais. Os enfermeiros em cargo de gestão foram confrontados com novos desafios decorrentes desse contexto pandêmico, incluindo mudanças na dinâmica, adaptações nos ambientes de trabalho e modificações na composição das equipes, afetando diretamente a prática do cuidado. Nesse contexto, novas questões éticas emergiram, resultando em angústia e vivências de sofrimento moral de profissionais da enfermagem, configurando desafios adicionais à gestão de pessoas. O termo sofrimento moral representa o sentimento doloroso vivenciado pelo enfermeiro devido à impotência em agir conforme sua consciência moral, e consiste em um processo no qual a experiência moral é única e individual e em que o sujeito se torna moralmente responsável pela ação. Haja vista que a equipe de enfermagem vivenciou o sofrimento moral durante a pandemia, faz-se necessário desvelar o ser gestor em face do sofrimento moral de profissionais. Tal necessidade decorre da responsabilidade do gestor na tomada de decisões rápidas e formulação de planos de contingência inerentes à pandemia. Apresenta-se, então, como objetivo da presente investigação compreender o ser gestor em face da vivência de sofrimento moral de profissionais de enfermagem durante a pandemia de covid-19 no ambiente hospitalar. Trata-se de um estudo qualitativo, com abordagem fenomenológica seguindo o referencial de Heidegger. Participaram do estudo 16 enfermeiros que ocupavam cargos de gestão em instituições hospitalares no município de Belo Horizonte/MG, no contexto da pandemia. Os dados foram coletados após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG e a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes. A coleta foi realizada por meio de entrevista seguindo roteiro semiestruturado, os quais foram analisados mediante o círculo hermenêutico proposto por Heidegger. Os resultados foram agrupados em três categorias: ser gestor diante de profissionais em sofrimento moral, percepção dos gestores em relação às vivências de sofrimento moral de profissionais e estratégias de enfrentamento ao sofrimento moral de profissionais. Ser gestor diante de profissionais em sofrimento moral apontou o gestor como cuidador dos profissionais, preocupado com a saúde física e mental destes profissionais, atuando como elo entre a operação e as instituições, bem como o gestor como ser autêntico que agiu deliberadamente por um propósito maior, reconhecendo a importância e a necessidade da sua atuação na liderança. Os discursos dos gestores em relação às vivências de sofrimento moral de profissionais permitiram que fossem revelados dilemas morais do gestor em face a barreiras, tais como o medo do desconhecido, a insegurança, as condições de trabalho inadequadas, a desvalorização e a hierarquização entre profissionais de saúde no ambiente hospitalar para zelarem pela manutenção da integridade física e moral de profissionais e pacientes. Foi possível identificar as estratégias de enfrentamento ao sofrimento moral que os gestores, articulados com as instituições, desenvolveram a fim de criar um ambiente de trabalho acolhedor e reconhecer a importância da enfermagem. Desvelou-se o sentido do ser-gestor como ser-cuidador do seu mundo circundante, o qual, mediante a pandemia, enfrentou dilemas morais e camuflou os próprios sentimentos. Assim, o ser-gestor se apresentou na autenticidade como gerente durante a pandemia, reconhecendo o seu valor e atribuindo propósito ao manejo com profissionais em sofrimento moral.
Subject: Enfermagem
Ética
Transtornos de Estresse Pós-Traumáticos
Gestão de Recursos Humanos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/72547
Issue Date: 9-Mar-2024
metadata.dc.description.embargo: 9-Mar-2026
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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