Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/72640
Type: Tese
Title: Justiça, comprometimento, consentimento e comportamento de cidadania organizacional: um estudo com jovens trabalhadores
Other Titles: JUSTICE, COMMITMENT, CONSENT AND ORGANIZATIONAL CITIZENSHIP BEHAVIOR: a study with young workers
Authors: Samara de Menezes Lara
First Advisor: Kely Cesar Martins de Paiva
Abstract: Esta tese tem como objetivo analisar como se relacionam as percepções de justiça organizacional, dos vínculos de comprometimento afetivo e consentimento organizacional, e dos comportamentos de cidadania organizacional, na percepção de jovens trabalhadores. Para viabilizar esta pesquisa, foram escolhidos, como público-alvo desta investigação, os jovens trabalhadores inseridos nas organizações por meio da cota estipulada na Lei da Aprendizagem. Os estudos com esse público são relevantes em virtude de o mesmo estar intrinsecamente envolvido, de maneiras específicas e frequentemente adversas, nas instabilidades do mercado de trabalho. Para tanto, foi realizado um estudo quantitativo, de natureza descritiva, cujos dados foram coletados por meio de um questionário eletrônico, composto por questões sociodemográficas e escalas validadas anteriormente de justiça distributiva, processual (Gomide Jr; Siqueira, 2008) e interacional (Rego et al., 2002), comprometimento (Bastos; Aguiar, 2015), consentimento (Silva; Bastos, 2015) e comportamentos de cidadania organizacional (Bastos; Siqueira; Gomes, 2014). Os dados foram analisados por meio de três técnicas: análise fatorial confirmatória (AFC), análise descritiva univariada e modelagem de equações estruturais (SEM). A amostra pesquisada (n=1.044) apresentou as seguintes características predominantes: mulheres, faixa etária entre 18 e 21 anos, que trabalham nos estados de Minas Gerais e São Paulo, estão entre 6 meses e 1 ano na empresa, com renda familiar de 1 a 2 salários mínimos. A AFC demonstrou a aplicabilidade das escalas para o público pesquisado, saindo apenas 01 item da escala de justiça processual e 01 item da escala de consentimento. Por fim, foram testadas relações de causalidades utilizando a SEM, no qual, das 21 hipóteses testadas, foram validadas 13. Os resultados denotam que o modelo testado foi parcialmente suportado, com todas as hipóteses que consideravam as dimensões de justiça como antecedentes de comprometimento afetivo e consentimento organizacional suportadas; todas as hipóteses que consideravam o comprometimento afetivo como antecedente sendo suportadas; todas as hipóteses que consideravam a cooperação com os colegas como consequente suportadas. Neste item, destaca-se que a hipótese de que a justiça distributiva impacta a cooperação com os colegas exibiu uma relação negativa (coeficientes de caminhos), sugerindo uma relação inversa entre esses construtos. Este estudo contribui para a teoria com o desenvolvimento de modelos teóricos e sua validação por meio de pesquisa empírica, pois possibilitou a verificação da validade dos pressupostos da literatura, seja confirmando sua aplicabilidade em um contexto específico de trabalho, no caso dos jovens trabalhadores, seja identificando nuances que possam desafiá-los. Na contribuição prática, a devolutiva dos resultados desta pesquisa para a Instituição de Ensino Prossionalizante - IEP possibilitará o desenvolvimento de estratégias, políticas e práticas para melhorar aspectos considerados injustos pelos jovens, promovendo diálogos e possibilidades de ambientes de trabalho mais justos e equitativos. Por fim, na contribuição social, essa análise lança luz sobre as condições laborais desse grupo de trabalhadores, fornecendo informações que podem auxiliar na formulação e/ou reformulação de políticas públicas direcionadas a eles. Diante das limitações do estudo, uma agenda de pesquisa foi delineada, enfatizando a importância de investigações adicionais envolvendo outros participantes de diferentes faixas etárias e posições hierárquicas, assim como pesquisas qualitativas.
Abstract: This thesis aims to analyze how perceptions of organizational justice, bonds of affective commitment and organizational consent and organizational citizenship behaviors are related, in the perception of young workers. To enable this research, young workers inserted into organizations through the quota established by the Apprenticeship Law were chosen as the target audience. Studies with this audience are relevant due to their intricate involvement, in specific and often adverse ways, in the instabilities of the labor market. For this purpose, a quantitative, descriptive study was conducted, with data collected through an electronic questionnaire consisting of sociodemographic questions and previously validated scales of distributive and procedural justice (Gomide Jr; Siqueira, 2008) and interactional justice (Rego et al., 2002), commitment (Bastos; Aguiar, 2015), consent (Silva; Bastos, 2015), and organizational citizenship behaviors (Bastos; Siqueira; Gomes, 2014). Data were analyzed using three techniques: confirmatory factor analysis (CFA), univariate descriptive analysis, and structural equation modeling (SEM). The sample (n=1,044) presented the following predominant characteristics: female, aged between 18 and 21 years old, working in the states of Minas Gerais and São Paulo, with a tenure between 6 months and 1 year in the company, and a family income of 1 to 2 minimum wages. CFA demonstrated the applicability of the scales to the surveyed population, with only 01 item from the procedural justice scale and 01 item from the consent scale being removed. Finally, causal relationships were tested using SEM, in which out of the 21 hypotheses tested, 13 were validated. The results denote that the tested model was partially supported, with all hypotheses that considered the dimensions of justice as an antecedent of affective commitment and organizational signature supported, all hypotheses that considered affective commitment as an antecedent being supported, all hypotheses that considered the Cooperation with colleagues as a supported consequence, in this item it is highlighted that the hypothesis that distributive justice impacts cooperation with colleagues exhibited a negative relationship (path coefficients), revealing an inverse relationship between these constructs. This study contributes to theory by developing theoretical models and validating them through empirical research, enabling the verification of the validity of literature assumptions, either confirming their applicability in a specific work context, such as that of young workers, and identifying nuances that may challenge them. In practical terms, the feedback from the results of this research to the Professional Education Institution (IEP) will enable the development of strategies, policies, and practices to improve aspects considered unfair by young people, promoting dialogue and possibilities for fairer and more equitable work environments. Lastly, in terms of social contribution, this analysis sheds light on the working conditions of this group of workers, providing information that can assist in the formulation and/or reformulation of public policies directed towards them. Given the limitations of the study, a research agenda has been outlined, emphasizing the importance of additional investigations involving other participants of different age groups and hierarchical positions, as well as qualitative research.
Subject: Justiça Organizacional
Comprometimento Afetivo
Consentimento Organizacional
Comportamentos de Cidadania Organizacional
Jovens trabalhadores
Jovens aprendizes
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/72640
Issue Date: 22-Jul-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons