Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/72663
Tipo: Artigo de Evento
Título: Atributos físicos e químicos das coberturas superficiais em ambientes de veredas: uma revisão
Autor(es): Raquel Araújo Alves
Cristiane Valéria de Oliveira
Resumo: No Brasil, as veredas ocorrem no bioma Cerrado e em alguns enclaves de savana na Amazônia. Os solos encontrados nesses ambientes ocorrem sob condições de hidromorfismo, no entanto, o padrões de comportamento desses solos ainda é pouco discutido. Para esta revisão foram selecionados 10 perfis de solos de veredas descritos e publicados em teses, dissertações e artigos. Os resultados evidenciaram a natureza arenosa do material para maioria dos horizontes. Estes solos são ácidos, com valor médio de pH em H2O de 4,64 com uma correlação positiva entre CTC e matéria orgânica que apresentou média de 121,21 gkg-1. Em relação à distrofia, os solos apresentam alta saturação por alumínio, influenciado pela pobreza de nutrientes do material de origem, estes afetados por processos intensos de lixiviação. A pobreza de nutrientes reflete também na vegetação que se apresenta adaptada às condições de saturação hídrica e à acidez desses ambientes.
Assunto: Intemperismo
Solos - Lixiviação
Solos arenosos
Solos ácidos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/72663
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://sinageo.org.br/2020/wp-content/uploads/2022/07/Pedogeomorfologia-hidrogeomorfologia-e-dinamica-de-vertente.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Simpósio Nacional de Geomorfologia
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.