Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/72729
Type: Dissertação
Title: Práticas na transição da educação infantil para o ensino fundamental: um estudo de caso do Appia
Other Titles: "Practices in the transition from early childhood education to elementary school: a case study of Appia"
Authors: Agnes Maryane de Araujo Pereira
First Advisor: Nair Aparecida Rodrigues Pires
Abstract: A transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF) é uma etapa permeada por mudanças que podem influenciar o processo educativo. Tendo em vista a problemática, a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte propõe o Projeto Appia: um olhar para a infância. Este projeto, a ser implementado nas escolas e por seus respectivos profissionais, visa a integração da EI e do EF, facilitando a interação de crianças de três a oito anos no mesmo ambiente escolar. O foco desta pesquisa é o processo de transição do EI para o EF. Portanto, o objeto de estudo são as práticas implementadas para promover a integração entre as duas primeiras etapas da educação básica. Assim, a pesquisa tem o objetivo de compreender as práticas que têm sido desenvolvidas na perspectiva da transição em uma escola municipal de Belo Horizonte com a finalidade de integrar o processo educativo. Pautando-se na percepção dos educadores, a pesquisa visa mapear as práticas desenvolvidas para articular o processo de transição, identificar as lógicas de ação dos profissionais e a cultura organizacional que emerge na escola. Além disso, discute-se as relações de poder que se estabelecem entre EI e EF. Os resultados são sistematizados em um Ebook, que categoriza as estratégias em sugestões para otimizar a transição entre EI e EF. O estudo de caso incorpora entrevistas semiestruturadas, questionários, observação não participante e registros em diário de campo. Fundamenta-se a discussão na cultura organizacional escolar sob o viés da dualidade da estrutura (TORRES, 2005), nas relações possíveis entre a EI e o EF (MOSS, 2008, 2011) como também nas particularidades do processo de transição. Os resultados sugerem que os profissionais da escola investigada desenvolvem estratégias pedagógicas, como a realização de formações continuadas, a estruturação dos tempos e espaços, e a adoção de uma gestão dialógica. Além disso, a escola desenvolve os projetos de formatura e de adaptação escolar. Os dados revelaram desafios, incluindo a dicotomia entre os currículos da EI e do EF, a necessidade de sustentar o diálogo intersetorial e a gestão de turmas flexíveis. Conclui-se que o projeto Appia: um olhar para a infância é uma iniciativa inovadora que tem contribuído para que os profissionais se mobilizem a fim de refletir e produzir práticas pedagógicas que favoreçam o processo de transição. Contudo, prevalecem desafios que transcendem a prática docente, como a dicotomia curricular e as turmas flexíveis.
Abstract: The transition from Early Childhood Education (ECE) to Elementary Education (EE) is a phase fraught with changes that can impact the educational process. In light of this issue, the Belo Horizonte Municipal Department of Education proposes the Appia Project: A Glimpse at Childhood. This project, set to be implemented in schools by their respective professionals, aims to integrate ECE and EE, facilitating the interaction of children aged three to eight years in the same educational environment. The focus of this research is the transition process from ECE to EE. Hence, the object of study are the practices implemented to promote integration between the first two stages of basic education. Accordingly, the research aims to understand the practices that have been developed from the perspective of transition at a municipal school in Belo Horizonte for the purpose of integrating the educational process. Guided by the perceptions of educators, the research seeks to map the developed practices to articulate the transition process, identify the action logic of the professionals, and the organizational culture that emerges at the school. Furthermore, the power relationships established between ECE and EE are discussed. The results are systematized into an Ebook, which categorizes the strategies into suggestions for optimizing the transition between ECE and EE. The case study incorporates semi-structured interviews, questionnaires, non-participant observation, and field diary records. The discussion is based on the school organizational culture under the bias of the duality of structure (TORRES, 2005), the possible relationships between ECE and EE (MOSS, 2008, 2011), as well as the peculiarities of the transition process. The results suggest that the professionals at the investigated school develop pedagogical strategies such as ongoing training, structuring of time and spaces, and the adoption of dialogic management. It is noted that strategies directed towards the students are also developed, highlighting graduation and school adaptation projects. The data revealed challenges, including the dichotomy between the curricula of ECE and EE, the need to sustain intersectoral dialogue, and the management of flexible groups. It is concluded that the Appia Project: A Glimpse at Childhood is an innovative initiative that has contributed to the mobilization of professionals to reflect and produce pedagogical practices that favor the transition process. However, challenges that transcend teaching practice, such as the curricular dichotomy and flexible groups, remain prevalent.
Subject: Educação
Integração escolar
Ensino fundamental
Ambiente de sala de aula
Prática de ensino
Manejo de classe
Educação de crianças - Belo Horizonte (MG)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/72729
Issue Date: 17-Aug-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Agnes Pereira - Dissertacao Promestre - UFMG 05-12.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons