Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/72771
Tipo: Dissertação
Título: A influência dos booktubers nas bibliotecas de Belo Horizonte
Título(s) alternativo(s): Booktuber’s influence in libraries of Belo Horizonte
Autor(es): Raíssa Michalsky Martins
primer Tutor: Frederico Cesar Mafra Pereira
primer miembro del tribunal : Marília de Abreu Martins de Paiva
Segundo miembro del tribunal: Niliane Cunha de Aguiar
Tercer miembro del tribunal: Janaína Ferreira Fialho Costa
Cuarto miembro del tribunal: Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
Resumen: A popularização do uso da Internet trouxe muitas mudanças nos mais diversos setores. Dentre essas, estão os influenciadores digitais, presentes nas mídias digitais, criando conteúdos com temáticas diversas e que de alguma forma influenciam outras pessoas. Diante deste cenário, verificou-se a existência dos influenciadores digitais literários e, especificamente, para esta pesquisa, aqueles que estão presentes no Youtube, os booktubers. Esta dissertação possui o objetivo de analisar a influência dos booktubers no desenvolvimento de coleções em bibliotecas públicas e de escolas particulares da cidade de Belo Horizonte. A escolha de pesquisar sobre os booktubers baseia-se na atualidade do tema e sua implicação nas bibliotecas, além de ser um tema pouco explorado no contexto acadêmico, em sua relação com as bibliotecas. Foi realizada uma revisão de literatura nas bases Scopus, Web of Science e BRAPCI, seguindo protocolos e strings de busca combinando os descritores da pesquisa. O referencial teórico se divide em quatro partes, sendo a primeira versando sobre o marketing digital e o marketing de influenciadores. A segunda parte inicia-se com o tema das mídias digitais, seguindo pelos influenciadores digitais, influenciadores digitais literários, e culminando nos booktubers. Na terceira parte são destacados os usuários leitores e suas relações com o ambiente em rede e o livro. Na quarta e última parte do referencial teórico o foco é voltado para as bibliotecas públicas e escolares, suas funções e utilização das mídias digitais. Optou-se neste estudo por uma pesquisa do tipo qualitativa descritiva, a partir da realização de entrevistas individuais em profundidade, junto a 11 bibliotecas públicas e de escolas particulares de Belo Horizonte. Foi também realizada pesquisa documental nos canais dos booktubers com mais de 50 mil inscritos, onde foram assistidos vídeos e selecionados 5 livros recomendados por cada influenciador, sendo esses pesquisados nos catálogos das bibliotecas participantes da pesquisa. Como resultado, percebeu-se que existe pouca influência dos booktubers no desenvolvimento de coleções nas bibliotecas públicas e de escolas particulares da cidade de Belo Horizonte, apesar de em algumas unidades haver mais influência do que em outras. Em relação à pesquisa realizada nos catálogos das bibliotecas, percebeu-se que há poucos livros em seus acervos recomendados pelos booktubers; apenas duas unidades possuiam maiores quantidades de livros recomendados. Espera-se que esta pesquisa tenha despertado nas bibliotecas o interesse em acompanhar os booktubers e influenciadores digitais literários, em prol do desenvolvimento de suas coleções e de seu melhor atendimento ao usuário.
Abstract: The popularization of Internet usage has brought many changes across various sectors. Among these are digital influencers, present on digital media platforms, creating content with diverse themes that somehow influence others. In this scenario, the existence of literary digital influencers has been verified, specifically for this research, those present on YouTube, known as booktubers. This dissertation aims to analyze the influence of booktubers on the development of collections in public libraries and private schools in the city of Belo Horizonte. The choice to research booktubers is based on the current relevance of the topic and its implications for libraries, as well as being a subject little explored in the academic context regarding its relationship with libraries. A literature review was conducted using Scopus, Web of Science, and BRAPCI databases, following search protocols and strings combining research descriptors. The theoretical framework is divided into four parts, with the first focusing on digital marketing and influencer marketing. The second part begins with digital media, followed by digital influencers, literary digital influencers, and culminating in booktubers. The third part highlights reader users and their relationships with the networked environment and books. In the fourth and final part of the theoretical framework, the focus shifts to public and school libraries, their functions, and the use of digital media. This study opted for a descriptive qualitative research approach, conducting in-depth individual interviews with 11 public libraries and private schools in Belo Horizonte. Additionally, a documentary research was conducted on booktuber channels with over 50 thousand subscribers, where videos were watched and 5 books recommended by each influencer were selected, and these were then researched in the catalogs of the participating libraries. As a result, it was observed that there is little influence from booktubers on the development of collections in public libraries and private schools in the city of Belo Horizonte, although some units have more influence than others. Regarding the research conducted in the library catalogs, it was noticed that there are few books recommended by booktubers in their collections; only two units had larger quantities of recommended books. It is hoped that this research has sparked interest in libraries to follow booktubers and literary digital influencers, for the development of their collections and for better user service.
Asunto: Ciência da informação
Literatura
Bibliotecas (desenvolvimento da coleção)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/72771
Fecha del documento: 8-jul-2024
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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