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dc.contributor.advisor1Carlos Alberto Avila Araújopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4009452150201421pt_BR
dc.contributor.referee1Lígia Maria Moreira Dumontpt_BR
dc.contributor.referee2José Carlos Sales dos Santospt_BR
dc.creatorLuciana de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5244482762919030pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-06T13:18:10Z-
dc.date.available2024-08-06T13:18:10Z-
dc.date.issued2024-06-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/72772-
dc.description.abstractThe contemporary era has been widely marked by the infodemic, a phenomenon defined as the excessive dissemination of information, often inaccurate or false, which characterizes misinformation, affecting various practices, particularly those in the healthcare field. In this context, this research aims to understand how the information practices of medical students at the Federal University of Ouro Preto are configured concerning the search, retrieval, selection, use, and sharing of information during internship in times of infodemic. The specific objectives seek to identify the sources of information used by medical students, the interference of the phenomena of infodemic, misinformation, and post-truth in information practices, in the development of clinical reasoning, and decision-making of medical students. The adopted approach is qualitative with descriptive characteristics. For data collection, the snowball technique was used. Based on the completion of 15 semi-structured interviews with the participants, Bardin's content analysis was applied for data categorization. The results of the interviews, as well as the investigated literature, indicate that the infodemic environment is a challenging factor that requires medical students to exercise critical thinking when choosing reliable sources of information. Additionally, a considerable influence of misinformation and post-truth was noted on the information practices of medical students who often make their clinical conduct choices based on their beliefs, values, and worldviews.pt_BR
dc.description.resumoA era contemporânea tem sido amplamente marcada pela infodemia, um fenômeno definido como a disseminação excessiva de informações, muitas vezes imprecisas ou falsas, o que caracteriza a desinformação, que afeta diversas práticas, sobretudo de quem atua na área da saúde. Sob essa perspectiva, surge a questão de investigar como se configuram as práticas informacionais dos estudantes do curso de Medicina do internato da Universidade Federal de Ouro Preto em tempos de Infodemia. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como se configuram as práticas informacionais dos alunos de medicina da Universidade Federal de Ouro Preto atinentes à procura, recuperação, seleção, uso e compartilhamento de informações durante o internato em tempos de infodemia. Como objetivos específicos procura-se identificar as fontes de informação utilizada pelos estudantes de medicina, verificar como os interferência dos fenômenos da infodemia, desinformação e pós-verdade nas práticas informacionais, analisar como a desinformação interfere no desenvolvimento do raciocínio clínico dos estudantes de Medicina do internato; investigar como a desinformação impacta o fluxo informacional do processo de tomada de decisão na conduta clínica dos estudantes de Medicina do internato. A abordagem adotada é qualitativa com característica descritiva. Para coleta de dados utilizou se da técnica bola de neve. A partir da realização de 15 entrevistas semiestruturada com os participantes, aplicou-se análise de conteúdo de Bardin para categorização dos dados obtidos. Os resultados das entrevistas, assim como a literatura investigada, indicam que o ambiente da infodemia é um fator desafiante que exige do estudante de medicina senso crítico na hora da escolha de fontes de informação confiáveis. Além disso, notou-se considerável influência da desinformação e pós-verdade nas práticas informacionais dos estudantes de medicina que fazem suas escolhas nas condutas clínicas muitas vezes com base em suas crenças, seus valores e suas visões de mundo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPráticas Informacionaispt_BR
dc.subjectInfodemiapt_BR
dc.subjectDesinformação em saúdept_BR
dc.subjectPós-verdadept_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherDesinformaçãopt_BR
dc.subject.otherFake newspt_BR
dc.subject.otherEstudantes - medicinapt_BR
dc.titlePráticas informacionais dos estudantes de medicina do internato da Universidade Federal de Ouro Preto em tempos de infodemiapt_BR
dc.title.alternativeInformational practices of medical internship students at the federal university of Ouro Preto in times of infodemicpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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