Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/72772
Tipo: Dissertação
Título: Práticas informacionais dos estudantes de medicina do internato da Universidade Federal de Ouro Preto em tempos de infodemia
Título(s) alternativo(s): Informational practices of medical internship students at the federal university of Ouro Preto in times of infodemic
Autor(es): Luciana de Oliveira
Primeiro Orientador: Carlos Alberto Avila Araújo
Primeiro membro da banca : Lígia Maria Moreira Dumont
Segundo membro da banca: José Carlos Sales dos Santos
Resumo: A era contemporânea tem sido amplamente marcada pela infodemia, um fenômeno definido como a disseminação excessiva de informações, muitas vezes imprecisas ou falsas, o que caracteriza a desinformação, que afeta diversas práticas, sobretudo de quem atua na área da saúde. Sob essa perspectiva, surge a questão de investigar como se configuram as práticas informacionais dos estudantes do curso de Medicina do internato da Universidade Federal de Ouro Preto em tempos de Infodemia. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como se configuram as práticas informacionais dos alunos de medicina da Universidade Federal de Ouro Preto atinentes à procura, recuperação, seleção, uso e compartilhamento de informações durante o internato em tempos de infodemia. Como objetivos específicos procura-se identificar as fontes de informação utilizada pelos estudantes de medicina, verificar como os interferência dos fenômenos da infodemia, desinformação e pós-verdade nas práticas informacionais, analisar como a desinformação interfere no desenvolvimento do raciocínio clínico dos estudantes de Medicina do internato; investigar como a desinformação impacta o fluxo informacional do processo de tomada de decisão na conduta clínica dos estudantes de Medicina do internato. A abordagem adotada é qualitativa com característica descritiva. Para coleta de dados utilizou se da técnica bola de neve. A partir da realização de 15 entrevistas semiestruturada com os participantes, aplicou-se análise de conteúdo de Bardin para categorização dos dados obtidos. Os resultados das entrevistas, assim como a literatura investigada, indicam que o ambiente da infodemia é um fator desafiante que exige do estudante de medicina senso crítico na hora da escolha de fontes de informação confiáveis. Além disso, notou-se considerável influência da desinformação e pós-verdade nas práticas informacionais dos estudantes de medicina que fazem suas escolhas nas condutas clínicas muitas vezes com base em suas crenças, seus valores e suas visões de mundo.
Abstract: The contemporary era has been widely marked by the infodemic, a phenomenon defined as the excessive dissemination of information, often inaccurate or false, which characterizes misinformation, affecting various practices, particularly those in the healthcare field. In this context, this research aims to understand how the information practices of medical students at the Federal University of Ouro Preto are configured concerning the search, retrieval, selection, use, and sharing of information during internship in times of infodemic. The specific objectives seek to identify the sources of information used by medical students, the interference of the phenomena of infodemic, misinformation, and post-truth in information practices, in the development of clinical reasoning, and decision-making of medical students. The adopted approach is qualitative with descriptive characteristics. For data collection, the snowball technique was used. Based on the completion of 15 semi-structured interviews with the participants, Bardin's content analysis was applied for data categorization. The results of the interviews, as well as the investigated literature, indicate that the infodemic environment is a challenging factor that requires medical students to exercise critical thinking when choosing reliable sources of information. Additionally, a considerable influence of misinformation and post-truth was noted on the information practices of medical students who often make their clinical conduct choices based on their beliefs, values, and worldviews.
Assunto: Ciência da informação
Desinformação
Fake news
Estudantes - medicina
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/72772
Data do documento: 5-Jun-2024
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