Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/72775
Type: Dissertação
Title: Neurodesenvolvimento, linguagem e funcionalidade nos primeiros anos de vida: um estudo exploratório
Authors: Ivana Vieira de Resende Teixeira
First Advisor: Stela Maris Aguiar Lemos
First Referee: Rui Rothe Neves
Second Referee: Denise Brandão de Oliveira e Britto
Abstract: O desenvolvimento da linguagem é um processo multidimensional, que ocorre de modo rápido e com facilidade nos primeiros anos de vida. A interação entre características genéticas, biológicas e ambientais pode causar alterações em seu desenvolvimento. Em razão disto, é necessária uma visão ampliada e holística diante da complexidade do desenvolvimento da linguagem. Este trabalho objetivou analisar o desenvolvimento de linguagem de crianças de um ano a três anos, 11 meses e 29 dias acompanhadas na Atenção Primária à Saúde e sua associação com os aspectos sociodemográficos, clínicos assistenciais, o desenvolvimento neuropsicomotor e a funcionalidade. Para tal, foi realizada uma revisão de escopo sobre o monitoramento da linguagem na Atenção Primária à Saúde. Em seguida, foi realizado um estudo observacional de delineamento analítico transversal com uma amostra de 66 crianças. Foram utilizados como instrumentos: roteiro de caracterização da amostra, o formulário de Marcos do Desenvolvimento do Survey of Wellbeing of Young Children, o Critério de Classificação Econômica Brasil, a Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. A análise descritiva foi realizada por meio da distribuição de frequência das variáveis categóricas e análise das medidas de tendência central e dispersão das variáveis contínuas. As análises de associação foram realizadas por meio dos testes Mann-Whitney, Kruskal-Wallis, Shapiro Wilk e Kolmogorov-Smirnov. Foi realizada análise de correlação por meio do coeficiente de correlação de Spearman. Foram construídos quatro modelos de regressão logística múltipla nos quais ingressaram as variáveis com associações com valores de p<0,20. O método de seleção adotado foi o backward. Para adequar os modelos as variáveis categóricas foram transformadas em variáveis Dummy. Como resultado da revisão, o monitoramento do desenvolvimento da linguagem na atenção primária ainda não é uma prática no processo de vigilância em saúde, embora o aumento da prevalência de atrasos tenha sido cada vez mais documentada. Como resultado da investigação empírica, o desenvolvimento da linguagem esteve associado a aspectos clínicos assistenciais e funcionais. A linguagem apresentou correlação positiva de magnitude forte com a idade. Na análise multivariada foi observado um aumento médio de 0,861 no escore da linguagem compreensiva para cada ano adicionado e de 6,183 para os classificados com “desenvolvimento dentro do esperado”. O modelo 2 apontou um aumento médio de 0,739 no escore de linguagem compreensiva para cada ano adicionado e de 0,530 dentre os classificados como “sem dificuldade” para realizar uma única tarefa - desempenho. Quanto a linguagem expressiva, no modelo 3 houve um aumento médio de 0,399 no escore para cada ano adicionado e de 5,745 no escore para os classificados como “desenvolvimento dentro do esperado”. No modelo 4 foi observado um aumento médio de 0,587 no escore de linguagem expressiva para cada ano adicionado e uma diminuição média de 1,027 no escore para os classificados como “sem dificuldade” em falar – competência. Conclui-se que a idade foi uma variável com forte influência sobre os escores da linguagem. Além disso, os resultados apontam para a relação entre o desenvolvimento da linguagem, a aquisição dos marcos do desenvolvimento e das funções cognitivas.
Abstract: Language development is a multidimensional process that occurs quickly and easily in the first years of life – although it can be affected by the interaction between genetic, biological, and environmental characteristics. Thus, the complexity of language development requires an expanded and holistic view. This research aimed to analyze the language development of children aged 1 year to 3 years, 11 months, and 29 days followed up in primary healthcare and its association with sociodemographic, clinical, and assistance aspects, neuropsychomotor development, and functioning. Hence, a scoping review was conducted on language monitoring in primary healthcare, followed by a cross-sectional, observational, analytical study with a sample of 66 children. The following instruments were used: a sample characterization survey, the development milestones form of the Survey of Wellbeing of Young Children, the Brazilian Economic Classification Criteria, the Language Development Assessment, and the International Classification of Functioning, Disability, and Health. Descriptive analysis was performed with frequency distribution of categorical variables and measures of central tendency and dispersion of continuous variables. Association analyses were performed with the Mann-Whitney, Kruskal-Wallis, Shapiro-Wilk, and Kolmogorov-Smirnov tests. Correlation analysis was performed with Spearman's correlation coefficient. Four multiple logistic regression models were constructed, which included variables whose association values were p<0.20, using the backward selection method. Categorical variables were transformed into dummy variables to adapt the models. The review verified that language development is not yet regularly monitored in primary healthcare’s health surveillance, despite the increasingly documented growth in the prevalence of delays. The empirical investigation found that language development was associated with clinical, assistance, and functional aspects. Language was strongly positively correlated with age. The multivariate analysis showed a mean 0.861 increase per year in the comprehensive language score, while those whose development was “as expected” had a 6.183 increase. Model 2 showed a mean 0.739 increase per year in the comprehensive language score, while those classified as having “no difficulty” doing a single task – performance had a 0.530 increase. Model 3 found a mean 0.399 increase per year in the expressive language score, while those whose development was “as expected” had a 5.745 increase. Model 4 found a mean 0.587 increase per year in the expressive language score but a mean 1.027 decrease in the score of those classified as having “no difficulty” in speaking – competence. It is concluded that age strongly influenced language scores and that the results point to a relationship between language development and the acquisition of developmental milestones and cognitive functions.
Subject: Neurociências
Desenvolvimento da Linguagem
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Atenção Primária à Saúde
Criança
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/72775
Issue Date: 21-Mar-2024
metadata.dc.description.embargo: 21-Mar-2026
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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