Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73197
Type: Tese
Title: As Kinderszenen de Almeida Prado: uma contribuição transdisciplinar à pedagogia pianística
Other Titles: Almeida Prado's Kinderszenen: a transdisciplinary contribution to the piano pedagogy
Authors: Junia Canton Rocha
First Advisor: Maria Betânia Parisi Fonseca
First Co-advisor: Oiliam Lanna
Second Referee: Stefanie Freitas
Abstract: Esta pesquisa teve com objeto de estudo as Kinderzsenen, de Almeida Prado, obra para piano inspirada na infância. Seu objetivo geral foi identificar e demonstrar o potencial pedagógico dessa obra para o desenvolvimento técnico-pianístico e musical do aluno. A pesquisa inscreve- se no âmbito da pesquisa-ação e transitou, transversalmente, entre temas diversos, entre eles: a infância e as vertentes composicional e pedagógica de Almeida Prado; a técnica pianística; a pedagogia do piano; a biomecânica da performance; e questões motivacionais e cognitivas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem deste instrumento. Ao adotar uma abordagem qualitativa, a pesquisa-ação aqui empreendida incluiu pesquisa de campo, quando 87 aulas de piano sobre as 18 Kinderszenen foram ministradas, pela pesquisadora, a um aluno de 11 anos de idade no início da pesquisa, praticamente iniciante no piano. A pesquisa contou com a participação de um grupo de quatro pesquisadores cooperadores, todos pianistas com expertise no ensino do piano, que observaram o processo de evolução do aluno, por meio de vídeos das aulas, e fizeram sugestões para o aprimoramento do seu desenvolvimento técnico-pianístico e musical. Os resultados desta pesquisa apontaram para: (1) a classificação das estratégias pedagógico-musicais, utilizadas durante o processo de ensino/aprendizagem das Kinderszenen, em cinco categorias – estratégias técnico-pianísticas e musicais, estratégias analítico-formais, estratégias de leitura musical, estratégias de pedalização, e estratégias cognitivo-motivacionais; (2) o aprimoramento técnico-pianístico, musical e cognitivo do aluno durante a pesquisa; (3) a gravação completa da obra pelo aluno participante e (4) a possibilidade de classificação, por ordem de dificuldades pianísticas e musicais, das 18 Cenas Infantis entre os níveis intermediário e avançado. Foi possível concluir que esta pesquisa permitiu uma compreensão mais clara e profunda de como o processo de ensino-aprendizagem das Kinderszenen, desenvolvido ao longo da pesquisa, pôde promover o desenvolvimento técnico-pianístico e musical do aluno. Cinco fatores principais atuaram como fios condutores que conduziram a pesquisa, com êxito, até seu final: (1) motivação do aluno e da pesquisadora; (2) o desenvolvimento da leitura musical do aluno; (3) o potencial pedagógico e musical inerente às Kinderszenen; (4) conhecimentos sobre a biomecânica da performance; e (5) conhecimentos sobre cognição musical. Esperamos que esta pesquisa, ao divulgar e apontar o potencial pedagógico das Kinderszenen para piano de Almeida Prado, possa contribuir para a compreensão das inúmeras dimensões da pedagogia pianística e enriquecer as opções de repertório dos professores que tenham a intenção de conduzir seus alunos de níveis intermediários aos níveis mais avançados da performance do piano.
Abstract: The object of this research was Almeida Prado's Kinderzsenen, a piano piece inspired by childhood. Its general objective was to identify and demonstrate the pedagogical potential of this work for the technical-pianistic and musical development of the student. The research falls within the scope of action research and crosscuts various themes, including: childhood and Almeida Prado's compositional and pedagogical aspects; piano technique; piano pedagogy; the biomechanics of performance and motivational and cognitive issues involved in the teaching- learning process of this instrument. By adopting a qualitative approach, the action research undertaken here included field research, when 87 piano lessons on the 18 Kinderszenen were given by the researcher to an 11-year-old student at the start of the research, who was practically a beginner at the piano. The research included the participation of a group of four cooperating researchers, all pianists with expertise in piano teaching, who observed the student's progress through videos of the lessons and made suggestions for improving his technical-pianistic and musical development. The results of this research pointed to: (1) the classification of pedagogical-musical strategies during the Kinderszenen teaching/learning process into five categories - technical-pianistic and musical strategies, analytical-formal strategies, musical reading strategies, pedaling strategies, and cognitive-motivational strategies; (2) the technical- pianistic, musical and cognitive improvement of the student during the research; (3) the complete recording of the work by the participating student and (4) the possibility of classifying, in order of pianistic and musical difficulty, the 18 Children's Scenes between intermediate and advanced levels. It was possible to conclude that this research allowed for a clearer and deeper understanding of how the Kinderszenen teaching-learning process, developed throughout the research, was able to promote the student's technical-pianistic and musical development. Five main factors were the threads that led the research successfully to its conclusion: (1) the motivation of the student and the researcher; (2) the development of the student's musical reading; (3) the pedagogical and musical potential inherent in the Kinderszenen; (4) knowledge about the biomechanics of performance; and (5) knowledge about musical cognition. We hope that this research, by publicizing and pointing out the pedagogical potential of Almeida Prado's Kinderszenen for piano, can contribute to the understanding of the numerous dimensions of piano pedagogy and enrich the repertoire options of teachers who intend to lead their students from intermediate to more advanced levels of piano performance.
Subject: Música - Teses
Prado, Almeida, 1943 - 2010
Música para piano
Piano - Instrução e estudo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/73197
Issue Date: 27-Jun-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese fim (1).pdf7.31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons