Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73355
Type: Monografia (especialização)
Title: As plantas medicinais comuns em quintais urbanos e a sabedoria popular: ensino de ciências para além da sala de aula
Authors: Rosilene Almeida Magalhães
First Advisor: Rosiane Resende Leite
First Referee: Danielle Azevedo Lacerda
Abstract: O conhecimento sobre as ervas medicinais por vezes é o único recurso terapêutico em muitas comunidades. A valorização desse saber popular que os alunos vivenciam em seus lares potencializa e fomenta o interesse sobre os conhecimentos científicos. Essa pesquisa teve como objetivo estimular a atração dos alunos para o saber popular acerca das ervas medicinais, valorizando e dando acesso ao conhecimento empírico vivenciado por eles e embasado no saber científico. Foi utilizado como instrumento pedagógico a elaboração de chás, infusões e cataplasmas, presentes nos saberes tradicionais e na vida dos próprios alunos, e que por muitas vezes é pouco valorizada pelas novas gerações. Foi realizada uma atividade investigativa com os estudantes junto aos familiares objetivando descobrir quais espécies de ervas medicinais são comuns entre as residências, suas utilidades e preparos e, posteriormente, foi ministrada uma oficina em sala de aula, trazendo algumas espécies mais comuns em quintais urbanos e uma demonstração das formas de utilização tais como infusões, cataplasmas e preparo da desidratação. Além disso, foram confeccionados materiais informativos que foram compartilhados na comunidade escolar. No final do projeto foi construída uma horta em ambiente com canteiros no próprio espaço escolar. Finalmente, foi realizado um debate sobre a experiência realizada permitindo que os estudantes pudessem trazer para a sala de aula os conhecimentos adquiridos durante sua trajetória de vida no seio familiar, além disso foi importante a percepção dos estudantes acerca das informações sobre as plantas.
Abstract: he knowledge about medicinal herbs is sometimes the only therapeutic resource in many communities. The enhancement of this popular knowledge that students experience in their homes enhances and fosters interest in scientific knowledge. This research aimed to stimulate the attraction of students to popular knowledge about medicinal herbs, valuing and giving access to empirical knowledge experienced by them and based on scientific knowledge. The creation of teas, infusions and cataplasms, present in traditional knowledge and in the lives of the students themselves, has been used as a pedagogical tool, and is often underestimated by the new generations. An investigative activity was carried out with the students with the relatives aiming to discover which species of medicinal herbs are common among the residences, its utilities and preparations and subsequently a workshop was given in the classroom, bringing some more common species in urban backyards and a demonstration of the forms of use such as infusions, cataplasms and dehydration preparation. In addition, informative materials were made that were shared in the school community. At the end of the project was built a garden in environment with beds in the school space itself. Finally, a discussion was held on the experience carried out allowing students to bring to the classroom the knowledge acquired during their life course within the family, in addition the students' perception of the information about the plants was important.
Subject: Ciência - Estudo e ensino
Plantas medicinais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/73355
Issue Date: 25-Mar-2023
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO FINAL FORMATO MONOGRAFIA em pdfA.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.