Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/73394
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luiz Fernando Ferreira Sá | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2266258228871409 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Joseph Roisman | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rafael Guimarães Tavares da Silva | pt_BR |
dc.creator | Tiago de Melo Cordeiro | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5024004058904438 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T12:57:59Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T12:57:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/73394 | - |
dc.description.abstract | Nesta dissertação, é investigada como a masculinidade hegemônica é retratada nos dois primeiros romances de Madeline Miller, The Song of Achilles e Circe, como a autodestruição física, social e psicológica do herói. Ainda, a análise promove a discussão de como a masculinidade hegemônica é construída nos romances de Miller através da junção anacrônica de estudos de masculinidade da antiguidade e contemporâneos. Esta dissertação, portanto, foca na investigação de cinco personagens — Odisseu, Telêmaco, Telêgono, Aquiles, e Pátroclo —- que frequentemente evidenciam retratos masculinos opostos e complementares nos dois romances. Com isto, esta dissertação atenta em demonstrar que homens que são identificados como hegemônicos em The Song of Achilles e Circe tendem a perder sua própria identidade pessoal . | pt_BR |
dc.description.resumo | This Master’s thesis investigates how hegemonic masculinity is portrayed in Madeline Miller’s The Song of Achilles and Circe as the hero’s physical, social, and psychological undoing. It promotes a discussion of what encompasses hegemonic masculinity in the society Miller portrays by combining reflections on masculinity from ancient Greek and contemporary authors. It focuses on the analysis of five male characters — Odysseus, Telemachus, Telegonus, Achilles, and Patroclus — who often highlight opposite and complementary portraits of maleness in both novels. The thesis aims to demonstrate that while men who do engage with hegemonic masculinity tend to lose their personal identities, men who do not promote an example of reformed masculinities. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | hegemonic masculinity | pt_BR |
dc.subject | hero | pt_BR |
dc.subject | undoing | pt_BR |
dc.subject | Homer | pt_BR |
dc.subject | Madeline Miller | pt_BR |
dc.subject.other | Miller, Madeline. – Song of Achilles – Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Miller, Madeline. – Circe – Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Ficção americana – Séc. XX – História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Masculinidade na literatura | pt_BR |
dc.subject.other | Identidade sexual na literatura | pt_BR |
dc.title | Hegemonic Masculinity as the Hero’s Physical, Psychological, and Social Undoing in Madeline Miller’s The Song of Achilles and Circe | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Hegemonic Masculinity as the Hero’s Physical, Psychological, and Social Undoing in Madeline Miller’s The Song of Achilles and Circe.pdf | 1.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.