Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73394
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Fernando Ferreira Sápt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2266258228871409pt_BR
dc.contributor.referee1Joseph Roismanpt_BR
dc.contributor.referee2Rafael Guimarães Tavares da Silvapt_BR
dc.creatorTiago de Melo Cordeiropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5024004058904438pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T12:57:59Z-
dc.date.available2024-08-08T12:57:59Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/73394-
dc.description.abstractNesta dissertação, é investigada como a masculinidade hegemônica é retratada nos dois primeiros romances de Madeline Miller, The Song of Achilles e Circe, como a autodestruição física, social e psicológica do herói. Ainda, a análise promove a discussão de como a masculinidade hegemônica é construída nos romances de Miller através da junção anacrônica de estudos de masculinidade da antiguidade e contemporâneos. Esta dissertação, portanto, foca na investigação de cinco personagens — Odisseu, Telêmaco, Telêgono, Aquiles, e Pátroclo —- que frequentemente evidenciam retratos masculinos opostos e complementares nos dois romances. Com isto, esta dissertação atenta em demonstrar que homens que são identificados como hegemônicos em The Song of Achilles e Circe tendem a perder sua própria identidade pessoal .pt_BR
dc.description.resumoThis Master’s thesis investigates how hegemonic masculinity is portrayed in Madeline Miller’s The Song of Achilles and Circe as the hero’s physical, social, and psychological undoing. It promotes a discussion of what encompasses hegemonic masculinity in the society Miller portrays by combining reflections on masculinity from ancient Greek and contemporary authors. It focuses on the analysis of five male characters — Odysseus, Telemachus, Telegonus, Achilles, and Patroclus — who often highlight opposite and complementary portraits of maleness in both novels. The thesis aims to demonstrate that while men who do engage with hegemonic masculinity tend to lose their personal identities, men who do not promote an example of reformed masculinities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecthegemonic masculinitypt_BR
dc.subjectheropt_BR
dc.subjectundoingpt_BR
dc.subjectHomerpt_BR
dc.subjectMadeline Millerpt_BR
dc.subject.otherMiller, Madeline. – Song of Achilles – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherMiller, Madeline. – Circe – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFicção americana – Séc. XX – História e críticapt_BR
dc.subject.otherMasculinidade na literaturapt_BR
dc.subject.otherIdentidade sexual na literaturapt_BR
dc.titleHegemonic Masculinity as the Hero’s Physical, Psychological, and Social Undoing in Madeline Miller’s The Song of Achilles and Circept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.